Pontal do Paraná inicia campanha do Novembro Azul com horário estendido nas UBS’s e orientações sobre câncer de próstata


Por Amanda Batista Publicado 13/11/2023 às 06h54 Atualizado 19/02/2024 às 04h34

Com o início da campanha Novembro Azul, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pontal do Paraná estenderão o horário de atendimento toda quinta-feira do mês, das 17h às 21h, para que os homens da cidade possam ser orientados sobre cuidados preventivos com a saúde e realizar exames de próstata. A expectativa é atender 150 pacientes durante a ação.

A coordenadora de Atenção e Promoção à Saúde de Pontal do Paraná, Letícia Fernandes Andres, explica que o horário estendido busca atingir aqueles que não têm tempo de buscar as unidades durante o dia.

Programamos horários diferentes para atender exclusivamente aos homens nas UBS’s. Iniciamos na semana passada, na unidade de Shangrí-la. Nela, eles passaram pela consulta com enfermeiros que realizaram testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e saíram com pedido de agendamento para o exame de PSA, utilizado para detectar o câncer de próstata”, explica ao JB Litoral.

Letícia ainda ressalta que, na sala de espera, a equipe das unidades conversou com os pacientes sobre a importância do cuidado e da prevenção contra o câncer e outras doenças, além de sanar dúvidas referentes aos exames.

Cronograma


Na próxima quinta-feira (16), o atendimento estendido será em três UBS’s da cidade: Praia de Leste (Rua Estado do Rio, Balneário Mirassol); Pontal do Sul (Rodovia Engenheiro Darci Gomes de Morais, nº 7909-7953) e; Ipanema (Avenida Xingu). No último dia da iniciativa (23), é a vez da UBS Jardim Canadá (Travessa Particular Kenion, 173) ter seu horário estendido, sempre das 17h às 21h.

Ao todo, a expectativa é de 30 atendimentos por unidade no horário estendido, uma média de 150 pacientes, além daqueles do horário regular. “Um bom atendimento demanda tempo, e preconizamos pela qualidade, por isso estabelecemos essa meta, assim garantimos que todos os pacientes saiam esclarecidos”, destaca Letícia.

Acompanhamento


Os pacientes encaminhados fazem os exames solicitados no Laboratório de Análises Clínicas (LANAC) em até cinco dias após o atendimento, e recebem o resultado em até três dias. Se houver suspeitas de câncer, em cerca de 15 dias eles são encaminhados ao Hospital Angelina Caron, onde a cidade tem vagas fornecidas pelo Estado.

Novembro Azul


Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. A partir dali o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, segundo os dados mais recentes do INCA.

A coordenadora de Atenção e Promoção à Saúde de Pontal do Paraná, Letícia Fernandes Andres, explica que o fator responsável pela taxa de morte é o diagnóstico tardio da doença, causado pelo preconceito em torno do exame de próstata. “Fatores extrínsecos que são correlacionados aos diversos cânceres e a falta de cuidado do homem com sua saúde. É muito importante que eles comecem a se cuidar e abandonem o hábito do cigarro, álcool e outras drogas. A prevenção ainda é a melhor escolha”, conclui.