Pontal do Paraná leva suas belezas para o Festival das Cataratas e também conquista o Paraguai


Por Luiza Rampelotti Publicado 17/06/2024 às 09h00 Atualizado 24/06/2024 às 14h30

Na primeira semana de junho, Pontal do Paraná marcou presença no 19º Festival Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu, com o objetivo de impulsionar o turismo e gerar novos negócios. O evento, considerado um dos maiores do turismo nacional, reuniu cerca de 9 mil participantes e serviu como vitrine para apresentar o que há de melhor em produtos e serviços do setor.

O estande de Pontal do Paraná, montado nos pavilhões do festival, atraiu a atenção de agentes de turismo, guias, operadores e turistas, com cerca de 1.500 pessoas passando pelo local durante os 3 dias do evento, que aconteceu de 5 a 7 de junho. A equipe da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, liderada pela secretária Luciana Goldschmidt Costa, realizou cerca de 400 atendimentos específicos, mostrando as belezas da cidade e seus atrativos.

Foto 3
O estande de Pontal do Paraná chamou a atenção por sua interatividade, utilizando óculos de realidade virtual para apresentar aos visitantes as paisagens da cidade. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Passamos três dias representando o Município no Festival das Cataratas. Realizamos aproximadamente 400 atendimentos específicos para agentes de turismo, guias, operadores e outros expositores da área. Ao todo, cerca de 1.500 pessoas visitaram nosso estande“, afirmou a secretária Luciana Costa ao JB Litoral.

O estande de Pontal do Paraná chamou a atenção por sua interatividade, utilizando óculos de realidade virtual para apresentar aos visitantes as paisagens da cidade, como as praias de Leste, Ipanema, Shangri-Lá e Pontal do Sul; os passeios de barco pela baía e Ilha dos Currais; a pesca e a natureza do Guaraguaçu; além de trilhas e ciclorotas. A equipe também abordou os serviços de hospedagem e alimentação, com foco no público da melhor idade, um dos perfis de turistas que visitam a cidade.

O festival também foi palco para apresentar projetos importantes no setor náutico, área de interesse de Pontal do Paraná, e para a implantação do Tax Free, que prevê devolução de impostos aos turistas estrangeiros que compram produtos no Paraná. O ministro do Turismo, Celso Sabino, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, também participaram do evento.

Pontal conquista o Paraguai

Pontal do Paraná também levou suas belezas para o Paraguai, com a diretora de Turismo, Nathalia Centurion Franzoi, realizando um trabalho de divulgação junto às agências de turismo da Ciudad Del Este.

Mostramos a eles que Praia de Leste é a praia mais próxima, apenas a 746 km, cerca de 11 horas via terrestre pela BR-277. É a oportunidade mais próxima para sentir o mar em praias com ampla faixa de areia, algumas das mais limpas do Sul do Brasil. A proximidade reduz os custos de viagem e a cidade oferece bons meios de hospedagem e alimentação“, explicou Nathalia ao JB Litoral.

A equipe de Pontal do Paraná visitou seis agências de viagem, sendo que apenas uma delas conhecia o destino. “Fui apresentar Pontal do Paraná nas agências por sugestão da secretária de Turismo Luciana Costa, já que essa abordagem nunca tinha sido feita antes. Recebi uma ótima receptividade. Nossos guias de turismo disponíveis na Secretaria de Turismo falam espanhol, o que facilitou a apresentação”, disse Nathalia.

Foto 2
A Sky Travel, uma das agências visitadas, com mais de 34 mil seguidores no Instagram, afirmou que, antes da visita, não conhecia Pontal do Paraná. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

A apresentação detalhou o turismo náutico da cidade, a balneabilidade, a extensão de praia, a pesca artesanal, o mergulho, o terminal de embarque para a ilha, as caminhadas, a gastronomia, as esculturas turísticas e a faixa de areia.

Foi uma ação muito interessante, pois fizemos um estudo prévio para verificar as agências, realizamos pesquisas no Instagram e no Google. A partir desses dados, fiz as visitas. Muitos ficaram impressionados, pois nenhum município do Brasil havia ido até as agências oferecer o destino turístico. Levamos material da Secretaria de Turismo, como guia da cidade, atrações, folders de serviços desenvolvidos pela pasta com informações sobre pousadas, hotéis, restaurantes e lanchonetes que participam dos concursos de gastronomia, entre outros“, finalizou Nathalia.

A Sky Travel, uma das agências visitadas, com mais de 34 mil seguidores no Instagram, afirmou que, antes da visita, não conhecia Pontal do Paraná, mas que o destino é muito interessante. “Depois da visita, estamos pensando em colocar a cidade como opção turística em nossos pacotes”, disse a empresa ao JB Litoral.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *