Ponte de Guaratuba tem consórcio vencedor definido; prazo para recursos encerra na sexta (28)


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/10/2022 às 11h59 Atualizado 17/02/2024 às 20h08

Chegou ao fim a espera para saber quem realizará a construção da Ponte de Guaratuba. Nesta terça-feira (25), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) publicou a declaração de vencedor da licitação. O Consórcio Nova Ponte, formado pelas empresas OECI S.A, Carioca Chistian-Nielsen Engenharia S.A e Goetze Lobato Engenharia S.A, foi aprovado pela comissão julgadora.

O consórcio participou da sessão de disputas de lances de preços da licitação realizada no dia 28 de setembro, tendo sido classificado em 3º lugar, com a proposta de R$ 386.939.000,00. As duas empresas anteriores foram inabilitadas devido ao não atendimento a todos os critérios de capacidade operacional e profissional exigidos em edital.

Com a publicação do vencedor, tem início o período de três dias úteis, ou seja, até esta sexta-feira (28), para interposição de recursos. Caso alguma outra participante entre com recurso quanto ao resultado, a vencedora poderá apresentar suas contrarrazões; ambas serão analisadas pelo DER-PR, que tomará a decisão final.

Na sequência, a licitação segue para homologação do resultado, adjudicação do objeto ao consórcio e assinatura do contrato. A partir daí, a vencedora terá 32 meses para concluir o empreendimento e seus anexos, sendo dois meses para obtenção das licenças ambientais, seis meses para elaboração de projetos e 24 meses para a efetiva execução da ponte.

Ponte de Guaratuba

A obra terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.

Também estão previstas intervenções nas vias de acesso à ponte. Na margem norte, a PR-412 será alargada em ambos os lados para facilitar o encaixe na ponte, com execução de muros de contenção para proporcionar o desnível necessário entre o pavimento existente e o tabuleiro. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros.

Licenças

O DER/PR protocolou em 23 de setembro, no Instituto Água e Terra (IAT), para análise e parecer do órgão, a versão final do EIA/RIMA da implantação da Ponte de Guaratuba e seus acessos. A medida é necessária para obtenção da Licença Prévia (LP) da obra.

O EIA está dividido em seis volumes: caracterização do empreendimento, diagnóstico do meio físico, diagnóstico do meio biótico, diagnóstico do meio socioeconômico, análise dos resultados, e cadernos de mapas. O RIMA é um volume próprio. O material também será apresentado à população em audiência pública, com data a ser marcada, quando serão prestados esclarecimentos e acolhidas contribuições quanto ao seu conteúdo.

De acordo com o Governo do Estado, as Licenças de Instalação (LI) e de Operação (LO) deverão ser obtidas pela empresa vencedora da licitação para a execução da ponte.

*Com informações do DER-PR