Ponte de Guaratuba tem construtora definida; audiências públicas para apresentação do EIA/RIMA acontecem nesta semana


Por Redação Publicado 05/12/2022 às 07h51 Atualizado 17/02/2024 às 23h08

Chegou ao fim a espera para saber quem realizará a construção da Ponte de Guaratuba. Na sexta-feira (2), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) publicou a decisão final quanto à licitação para elaborar os projetos e executar o empreendimento. O Consórcio Nova Ponte, formado pelas empresas OECI S.A, Carioca Christian-Nielsen Engenharia S.A e Goetze Lobato Engenharia S.A foi declarado vencedor.

O consórcio participou da sessão de disputas de lances de preços da licitação realizada no dia 28 de setembro, tendo sido classificado em 3º lugar, com a proposta de R$ 386.939.000,00. As duas empresas anteriores foram inabilitadas devido ao não atendimento a todos os critérios de capacidade operacional e profissional exigidos em edital.

O prazo total estimado para execução da nova ponte e seus acessos é de 32 meses, sendo dois meses para obtenção de licença ambiental, seis meses para elaboração de projetos e 24 meses para os serviços da obra.

Concluímos mais uma etapa da licitação da Ponte de Guaratuba, obra importantíssima para todo o Litoral e para a população paranaense. Agora o resultado será homologado pelo DER/PR, e iniciam as tratativas para assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, para obter a licença ambiental e na sequência elaborar os projetos de engenharia. Vencidas estas etapas, os serviços na baía de Guaratuba já serão começados”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti.

Ponte de Guaratuba

A obra terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.

Também estão previstas intervenções nas vias de acesso à ponte. Na margem norte, a PR-412 será alargada em ambos os lados para facilitar o encaixe na ponte, com execução de muros de contenção para proporcionar o desnível necessário entre o pavimento existente e o tabuleiro. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros.

Licenças


O DER/PR protocolou em 23 de setembro, no Instituto Água e Terra (IAT), para análise e parecer do órgão, a versão final do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da obra de implantação da Ponte de Guaratuba e seus acessos. A medida é necessária para obtenção da Licença Prévia (LP) da obra.

O EIA está dividido em seis volumes: caracterização do empreendimento, diagnóstico do meio físico, diagnóstico do meio biótico, diagnóstico do meio socioeconômico, análise dos resultados, e cadernos de mapas. O RIMA é um volume próprio.

O material completo também será apresentado à população em audiências públicas, que serão realizadas nesta quarta (7) e quinta-feira (8), às 19h, em Matinhos, no Sesc Caiobá, e em Guaratuba, na Assembleia de Deus Vitória em Cristo, respectivamente. O objetivo é esclarecer a população e demais interessados a respeito dos estudos apresentados pelo DER, bem como colher sugestões para subsidiar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento.