Ponte Metálica do Porto de Cima, em Morretes, será interditada para reforma


Por Flávia Barros Publicado 08/10/2022 às 14h13 Atualizado 17/02/2024 às 18h56

Muito mais do que um dos cartões postais do Litoral e cenário queridinho para fotografar e postar em redes sociais, a Ponte Metálica do Porto de Cima faz parte da história de Morretes há 110 anos e, naturalmente, precisa de manutenção para continuar existindo.

Mas, um anúncio feito pela Prefeitura da cidade, na sexta-feira (7), ainda que a obra já tivesse sido publicada no Diário Oficial do Estado em agosto, pegou muitos moradores de surpresa. De acordo com a publicação, seguindo as recomendações do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), a ponte, que fica na PR-411, será interditada a partir do próximo dia 17 de outubro para ser reformada e revitalizada, com o objetivo de garantir mais segurança para moradores e visitantes. “Há mais de 30 anos não é feita nenhuma manutenção nesta estrutura e de acordo com os laudos de engenheiros, esses melhoramentos se fazem necessários. A recuperação prevê a limpeza, tratamento, reforço e pintura da estrutura metálica da ponte e a execução de um novo tabuleiro composto por grade metálica. Em ambos os encontros da ponte serão executadas novas lajes de transferência em concreto armado, com implantação de novos dispositivos de drenagem”, diz o comunicado.


Pelo menos três meses


O período previsto para a execução da obra é de 90 dias, prazo em que a ponte ficará interditada. Mas, segundo contou ao JB Litoral, o prefeito Junior Brindarolli (PSD), os trabalhos serão acelerados.

Tivemos uma reunião com o engenheiro responsável pela obra e ele se comprometeu em executá-la no menor tempo possível, nem que para isso seja preciso trabalhar em horários alternativos, até durante a noite, pois a empresa contratada, só receberá os pagamentos, após o término da obra”, disse Brindarolli. O prefeito também detalhou os motivos que levam à interdição da ponte em plena pré-temporada.

Desde quando estava como vereador, em 2018, venho pedindo os reparos nessa ponte ao DER. Eu mesmo passo por ela todos os dias, mas hoje entendo o Estado, pois estava previsto no orçamento o governo fazer essa licitação ainda em 2020, mas veio a pandemia e os recursos foram encaminhados para a saúde. Depois disso, houve uma tentativa de licitação, em março desse ano que deu deserta, mas agora deu certo. Claro que eu gostaria de ter como adiar, mas cobramos, ainda na primeira reunião com o DER, que seja interditado o quanto antes e que haja uma aceleração da recuperação e possamos minimizar o impacto da interdição”, explicou ao JB Litoral.

Caminhos alternativos


Segundo a prefeitura, ao longo desta semana haverá a implantação de sinalização viária informando desvios e acessos alternativos para que não haja restrição do fluxo de veículos dos moradores locais, bem como de turistas e usuários da região. O desvio será no trevo do São João da Graciosa, PR-410, sentido Antonina, até o trevo da PR-408, retornando pela Rodovia Miguel Buffara até o centro da cidade.

O prefeito reforçou, ainda, que Morretes segue aberta e com todas as atrações em funcionamento. “Os caminhos alternativos e desvios não impedem que o turista continue visitando Morretes, e a nossa população, pousadas, bancas, precisam que os turistas venham, tendo em vista o quanto já sofreram durante a pandemia. Vamos manter todas as atrações, o boia cross, tudo que seria oferecido normalmente. Com o desvio, o caminho ficará no máximo 10km mais longo. Queria ter uma bola de cristal e dizer que a ponte não iria cair nos próximos meses e adiássemos até depois da temporada, mas com segurança não se brinca, infelizmente é preciso fechar e restaurar a nossa ponte metálica que existe desde 1912. Precisamos que os turistas continuem vindo”, afirmou Brindarolli.

E caso algo saia do cronograma, o prefeito garante que já pensa em outras medidas. “Estamos tentando alternativas como uma ponte com o Exército, também já solicitei ao DER para verificar a possibilidade de fazer uma segunda ponte nas proximidades, porque mesmo com os reparos a ponte metálica continuará sendo via de mão única, pois é uma estrutura antiga”, finalizou Junior Brindarolli, que volta a se reunir com engenheiros e lideranças do município para falar sobre novos detalhes da obra.

Expectativa dos comerciantes


Meguy Marcelino, da Associação Comercial da Graciosa, é uma das representantes do comércio local. Para ela a surpresa só não foi maior, porque já sabia que seria questão de tempo o início das obras na
ponte. “Já vínhamos ouvindo, estamos aguardando para saber como será nesta reunião de terça, mas vamos ter que trabalhar em cima disso, para que os turistas saibam que a Graciosa não está fechada, que eles podem vir”, disse Meguy.

Números


Conforme o JB Litoral noticiou em agosto, a Salver Construtora e Incorporadora LTDA. foi a vencedora da licitação que prevê a recuperação estrutural e manutenção da ponte metálica sobre o rio Nhundiaquara, na PR-411, em Porto de Cima, distrito de Morretes. O valor de execução da obra será de R$ 1.844.444,43 (um milhão e oitocentos e quarenta e quatro mil e quatrocentos e quarenta e quatro reais e quarenta e três centavos).

A ponte é de treliça metálica, com 61,2 metros de comprimento e 5,81 metros de largura. Conta com uma única pista de rolamento de 2,80 m e passeios em ambos os lados, com 90 centímetros de largura.

História


A Estrada da Graciosa é uma importante via histórica, pertencente ao governo do Paraná e uma das principais ligações de Curitiba com o litoral. É também a principal via de acesso de Morretes às localidades do São João da Graciosa e Porto de Cima, uma região que oferece inúmeras atrações turísticas, esportivas e gastronômicas.