Pontos impróprios melhoram e estão aptos para banho; confira o que mudou no Litoral


Por Redação Publicado 30/12/2022 às 17h55 Atualizado 18/02/2024 às 01h38

O segundo boletim de balneabilidade da temporada de verão 2022/2023, divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT), aponta melhoras em dois pontos considerados impróprios na última semana, um deles no Litoral. Agora, as águas da altura do Porto de Cima, no Rio Nhundiaquara, são consideradas aptas para banho e prática de esportes.

Desta forma, aqui no litoral paranaense, apenas a Ponta da Pita segue imprópria para as atividades. Nas festas da virada de ano, portanto, o Paraná conta com 55 pontos próprios para banho e prática de esportes. Ao todo, são monitorados 66 pontos no Litoral e nas Costas Oeste e Norte, sendo 10 deles considerados sempre impróprios por serem foz dos rios nas regiões litorâneas, ou seja, locais que drenam as áreas urbanas.

Os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT, durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do Instituto, em Curitiba. Ao longo desta temporada do Verão Maior Paraná, serão emitidos nove boletins até o dia 17 de fevereiro de 2023, na semana do Carnaval.

COMO SABER

Os locais próprios são marcados com bandeira azul e os impróprios com bandeira vermelha, indicando contaminação da água pela bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos. Esses locais podem ser danosos à saúde, com transmissão de bactérias, vírus, dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros.

É possível saber os pontos impróprios e próprios pelo site www.iat.pr.gov.br no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play. O serviço é ofertado há mais de 30 anos e realizado no período de maior fluxo de veranistas. A análise das amostras de água é feita no laboratório do órgão ambiental, de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000, e os resultados são divulgados de forma semanal.

Confira os boletins do Litoral.

*Com informações da AEN