Portos do Paraná apresenta avanços em soluções digitais em 30º Congresso Latino-Americano


Por Redação Publicado 02/12/2022 às 15h24 Atualizado 17/02/2024 às 22h59

Os portos paranaenses apresentaram cases de sucesso e projetos futuros para a transformação digital no 30º Congresso Latino-Americano de Portos, em Santos (SP). O evento, realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), é um dos principais da área no cenário mundial e contou com mais de 600 líderes portuários, vindos de 35 países.

Na quarta-feira (30), o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, debateu com representantes de diversos países e empresas da América Latina no painel “Transporte Marítimo 2030: contagem regressiva para a divisão digital”.

“Os portos do Paraná são exemplos com soluções digitais adotadas há mais de uma década, como o sistema carga on-line de agendamento de caminhões. Hoje, trabalhamos para colocar em prática a implantação de um projeto inovador no Brasil, que é o Port Community System (PCS), reunindo diversos atores que atuam na cadeia logística”, destacou.

De acordo com Garcia, o AAPA Latino permite a troca de experiências com outros portos sobre digitalização de processos e cibersegurança. “Todos estão em busca de novas soluções para o setor. É o momento de descobrir em que os portos do Paraná estão avançados, de compartilhar cases e também de aprender com outros”, afirmou.

Empresas do setor portuário paranaense aproveitam a feira para atrair novos negócios e fechar parcerias com instituições da América Latina. O diretor-comercial da Marcon, Patrick Tavares, ressalta a importância do evento para prospectar novos clientes. “A ideia é mostrar para os participantes da feira as possibilidades futuras de cargas com operações pelo Porto de Paranaguá. A autoridade portuária possibilita para o mercado vários tipos de operação que muitas vezes as empresas não sabem e acabam indo para outros países da América Latina”, justificou.

O gerente de Marketing e Logística do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Mateus Campagnaro, destaca a integração com a comunidade portuária da América Latina. “É um grande evento para benchmarketing, aprendizado, melhores práticas, networking”, afirmou. “É a possibilidade de mostrar Paranaguá para o mundo e uma oportunidade muito interessante para fechar negócios”.