Portos do Paraná se compromete com ações de inclusão para PcDs em Paranaguá


Por Redação Publicado 16/03/2023 às 11h54 Atualizado 18/02/2024 às 07h06

Nesta semana (13), a diretoria de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná se reuniu com a vereadora de Paranaguá, Isabelle Dias (PSB), primeira mulher surda eleita na Câmara Municipal, para debater sobre ações de inclusão das pessoas com deficiência (PcDs) na atividade portuária no município.

A empresa pública vai reforçar ações para tornar os terminais do Estado mais inclusivos e acessíveis para os futuros profissionais. O objetivo é abrir vagas específicas para estágio e organizar visitas guiadas para deficientes, fomentar debates sobre acessibilidade nos navios e realizar trabalhos de comunicação e divulgação junto à Central de Intérpretes de Libras de Paranaguá.

O diretor André Pioli conta que a Portos do Paraná já está dando os primeiros passos na busca pela inclusão de todos os públicos, como o cuidado em produzir matérias de divulgação com intérprete de Libras. A pedido da vereadora Isabelle Dias, os vídeos de divulgação contarão com intérpretes parnanguaras, a fim de valorizar os profissionais da cidade.

O novo vídeo institucional da Portos do Paraná, lançado agora em fevereiro, já tem legenda em Libras. Apesar de um passo ainda pequeno, é importante para fazer a inclusão de quem ainda não se sente inserido”, afirmou.

A gerente de Recursos Humanos, Melissa de Paula, acrescenta que a empresa estuda a possibilidade de abrir vagas de estágio para pessoas com deficiência, ampliando o acesso à formação profissional em diversas áreas ligadas às atividades do porto.

Mais um passo rumo à igualdade

Para a vereadora Isabelle, que é, também, professora de Libras, pedagoga, e pós-graduada em Educação Bilíngue, as ações planejadas junto à Portos do Paraná são vitais para promover a independência financeira de PcDs e garantir a inclusão social. “Temos profissionais sendo formados aqui, pessoas que estão se capacitando e têm total condição de trabalhar em qualquer empresa. O Porto de Paranaguá é o sonho de muitos cidadãos da cidade. Queremos que as barreiras sejam superadas e vamos trabalhar em conjunto a partir de agora”, disse Isabelle.

A vereadora Isabelle Dias, primeira mulher surda eleita na história da Câmara de Paranaguá, esteve na empresa pública falando sobre as necessidades das pessoas com deficiência e sobre as ações que podem ser tomadas para garantir a inclusão. Foto: Portos do Paraná

A vereadora ainda conta que conversou com o diretor André Pioli sobre a possibilidade de promover horários de visitação específicos para pessoas com deficiência e outras necessidades.

Gostaríamos de tornar a visitação aos navios um momento inesquecível e acessível para esse público e para suas famílias, então conversamos com o diretor sobre a possibilidade de definir um horário para PcDs, autistas e pessoas com doenças raras, já que eles costumam precisar de um atendimento especializado”, explica.

Em breve, as vagas de estágio para PcDs serão divulgadas pela Portos do Paraná. Para Isabelle, a iniciativa é mais uma vitória rumo à igualdade social. “É um grande avanço neste segmento. O Porto de Paranaguá será um local mais inclusivo e acessível a todos, o que sempre foi um dos nossos objetivos”, conclui