Prefeito Marcelo Roque tem contas de 2017 e 2019 aprovadas pela Câmara de Vereadores


Por Luiza Rampelotti Publicado 04/11/2022 às 12h58 Atualizado 17/02/2024 às 20h48
Prefeito Marcelo Roque já teve as contas de 2017, 2018 e 2019 julgadas favoravelmente pela Câmara de Paranaguá. Foto: Prefeitrua de Paranaguá

A Câmara de Paranaguá aprovou, na sessão legislativa de terça-feira (25), as contas do Poder Executivo Municipal referentes aos exercícios financeiros dos anos de 2017 e 2019 – primeiro mandato de Marcelo Roque (Podemos).

Os vereadores favoráveis, 14 ao todo, justificaram estar em consonância aos Acórdãos de Parecer Prévio nº 433/18 e n° 642/20, ambos emitidos pelos membros da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), os quais recomendaram (sem ressalvas), as respectivas aprovações das contas do prefeito Marcelo Roque dos anos citados. Outros três vereadores se abstiveram da votação.

O líder do governo municipal na Câmara, vereador Junior Leite (PSC), disse que a atual administração é pautada por realizações e responsabilidade. “Prova disso foram os pareceres do TCE-PR, os quais recomendaram as aprovações das contas do prefeito Marcelo Roque, situação que fez com que a Câmara, em sua maioria, seguisse aquilo que foi recomendado pelos técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Ficamos satisfeitos em saber que a cidade cresce em estrutura ao passo que é acompanhada de muita responsabilidade administrativa”, afirmou.


Responsabilidade, transparência e credibilidade


Para o prefeito Marcelo Roque, a recomendação do TCE-PR pela aprovação das contas demonstra a ‘’responsabilidade, transparência e credibilidade” da gestão. “As contas de 2017, 2018 e 2019 foram previamente aprovadas sem nenhuma observação do Tribunal de Contas do Estado. Isso mostra o cuidado com o dinheiro público que a atual administração tem. Quero parabenizar a todos os nossos funcionários públicos, pois é a dedicação deles que faz toda a diferença”, disse.

Além das contas dos exercícios de 2017 e 2019, aprovadas na semana passada, o Plenário do Palácio Carijó já havia aprovado as contas referentes ao ano de 2018. Apenas as de 2020 ainda não foram analisadas pelo Tribunal de Contas e, consequentemente, não chegaram à Casa de Leis para o julgamento.

De acordo com a avaliação do presidente da Câmara, o vereador Fábio Santos (PSDB), muitas obras estão sendo realizadas na cidade desde 2017, quando Marcelo Roque assumiu a Prefeitura para o primeiro mandato. “Vimos a colocação de mais de 120 km de asfalto pela cidade toda, colocação de manilhamento em muitas regiões onde os alagamentos ocorriam com enorme frequência; tivemos a construção de postos de saúde em diversos bairros, inclusive passamos a ter uma UPA de verdade, além da construção de CMEIS e ampliação de inúmeras escolas, enfim, temos, inegavelmente, uma cidade melhor estruturada nestes últimos anos”, comentou.

Além disso, ele destacou a recomendação para a aprovação das contas feita pelo TCE-PR. “O órgão máximo de fiscalização da administração pública do Paraná, o TCE, respaldou a eficiência administrativa do governo municipal ao recomendar pela aprovação das contas. Isso também me deixa feliz”, disse.

Marcelo Roque


Marcelo Roque assumiu a Prefeitura de Paranaguá em janeiro de 2017, após ter vencido as eleições de 2016 com 44,02% dos votos válidos. A primeira gestão foi marcada, principalmente, pela chegada da Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner ao município, bem como por inúmeras obras de desenvolvimento, como asfaltamento e espaços esportivos.

Já em 2020, quando disputou a reeleição, obteve ainda mais votos – 49,52%, tendo o apoio de 36.444 eleitores, abrindo quase 10 mil votos de diferença para o segundo colocado. Nesta segunda gestão, que finaliza em 2024, Marcelo continua investindo em áreas fundamentais, como a saúde, segurança e infraestrutura. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi completamente reformada e modernizada, diversas outras Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo revitalizadas e reconstruídas, centenas de quilômetros de pavimentação estão sendo feitas e, agora, o município conta com uma Muralha Digital – inúmeras câmeras de monitoramento e segurança instaladas em pontos estratégicos e que garantem a identificação, por exemplo, de placas de carros e expressões faciais.

Além disso, ele conquistou ainda mais popularidade, desta vez, estadual e nacional, devido à sua condução na gestão da pandemia de coronavírus. Paranaguá foi uma das cidades que vacinou mais rapidamente a população. 

Por Luiza Rampelotti, com informações da Câmara de Paranaguá