Prefeitura de Guaratuba construirá barracão de R$ 1.4 milhão para a Educação


Por Luiza Rampelotti Publicado 15/04/2023 às 18h35 Atualizado 18/02/2024 às 09h17

A Secretaria de Educação de Guaratuba ganhará um barracão multiuso de 750 metros quadrados que servirá para armazenar materiais e, também, como estacionamento e espaço para manutenção de ônibus escolares. O local ficará na Rua Octaviano Henrique de Carvalho, esquina com a Avenida Marechal Deodoro, no Cohapar. Atualmente, o terreno já é utilizado como uma garagem para os ônibus escolares.  

A responsável pelo empreendimento é a empresa NSA Núcleo de Serviços Avançados, com sede em Matinhos, que venceu a licitação nº 1/2023 pelo valor de R$ 1.460.386,23. As obras devem ser iniciadas dentro de 10 dias após a assinatura da Ordem de Serviço (sem data prevista), e têm prazo de conclusão de até oito meses depois do ato. O contrato foi assinado no início de março e tem vigência até maio de 2024.

De acordo com o edital da licitação, assinado pelo engenheiro civil da Prefeitura, Luthyelisson Nascimento, e pelo secretário municipal de Urbanismo, Claudio Luiz Dal Col, existe a necessidade de um local para armazenamento e controle de recebimento de alimentos, kits escolares e materiais de limpeza. Além disso, o documento também informa que o barracão terá um ambiente para pequenas refeições dos servidores que trabalharão no lugar, incluindo espaços para estacionamento e manutenção de ônibus.

Barracão multiuso


Os servidores justificam a contratação destacando que a construção irá impactar positivamente o município. “É importante salientar que a aplicação de recursos no processo de melhoramento das atividades que contribuem, em diversas vertentes, para o aprimoramento da cidade, reflete diretamente na economia local e na qualidade de vida do ser humano”, diz o documento.

O edital também justifica a realização da obra em razão da “necessidade de promover à unidade condições de trabalho compatíveis com as atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Educação”. 

O projeto prevê a construção de áreas administrativas, sanitários, locais para armazenamento e controle de alimentos, itens escolares, ambientes de socialização para trabalhadores, oficina e garagens para os ônibus. “Esse espaço visa proporcionar uma melhor dinâmica entre os afazeres da Secretaria de Educação, proporcionando um maior conforto e organização”, diz o edital.

Para a Educação


O espaço será utilizado pela Secretaria Municipal de Educação, chefiada por Fernanda Estela Monteiro. O JB Litoral procurou a secretária para falar sobre a obra, no entanto, até a conclusão desta reportagem, não houve retorno.

Guaratuba possui cerca de 5.5 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, que dispõe de sete Centros Municipais de Educação Infantil e 16 escolas municipais, incluindo as rurais.