Prefeitura de Matinhos assina acordo de cooperação com associações de artesãos


Por Redação Publicado 24/03/2023 às 17h04 Atualizado 18/02/2024 às 07h40

Na noite de quarta-feira (22), o prefeito José Carlos do Espírito Santo (Podemos), o Zé da Ecler, assinou o acordo de cooperação com a Associação Mãos Guerreiras (AMAGMA) e a Associação dos Artesãos de Matinhos. Com o compromisso, os artistas locais ficarão responsáveis em promover oficinas de artesanato na Casa da Cultura e acolher e informar os turistas da Casa do Artesão.

O convênio tem validade de cinco anos, com a possibilidade de ser renovado pelo mesmo período. A ação vai beneficiar quase 90 artesãos da cidade.

O ato contou com a presença de autoridades locais como o diretor de Educação, Alzino Neto; o diretor da Cultura, Douglair Amaral; e a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Juliana Niesborski. Além deles, também marcaram presença a presidente da Associação dos Artesãos de Matinhos, Cristiane de Fátima Gouveia, e a presidente da AMAGMA, Irene de Souza.

A coordenadora da Casa da Cultura, Susan Klein, fala sobre o simbolismo da data que marcou a assinatura do acordo, e sobre a importância do artesanato no município.

“A escolha da semana onde é celebrado o Dia do Artesão de Matinhos para essa assinatura é simbólica. Serve para mostrar que artesanato é uma fonte de renda digna. O que vemos aqui são mulheres empoderadas, que contribuem para o sustento de suas famílias“, afirmou.

Durante a assinatura do convênio, a Prefeitura concedeu o espaço do piso inferior da Casa da Cultura para a Associação Mãos Guerreiras de Matinhos (AMAGMA). Em contrapartida, a entidade ficou responsável pelas ações de oficinas de artesanato para moradores do município.

Já no acordo com a Associação dos Artesãos de Matinhos, foi definido que o grupo ocupará a Casa do Artesão, localizada na Avenida Atlântica, n° 905. O local ainda está sendo reformado. Porém, a partir da inauguração, a associação ficará responsável por acolher visitantes e turistas, além de prestar informações sobre turismo, cultura e lazer.

O prefeito Zé da Ecler comemorou a assinatura dos acordos e destacou o compromisso da gestão em valorizar o artesanato local.

É uma honra para mim assinar esses dois convênios. Antes, os artesãos viviam ‘pisando em ovos’, com uma espécie de medo do poder público. Com a instituição do Dia do Artesão em 19 de março e com medidas em prol da classe, estamos mudando o panorama para as pessoas que confeccionam o artesanato em nossa cidade. Com cada integrante da gestão fazendo a sua parte, dando ideias, apontando soluções, estamos melhorando Matinhos“, afirmou o prefeito.

Uma vitória da categoria

Há quase 26 anos, os profissionais da Associação dos Artesãos expunham trabalhos artesanais na Casinha Azul, como ficou conhecida a Casa do Artesão. Porém, em maio de 2022, os artistas procuraram o JB Litoral para denunciar o descaso da Prefeitura com o edifício, que na época teve o fornecimento de energia cortado e foi ameaçado de demolição.

Após a denúncia, a Prefeitura de Matinhos informou que a associação não tinha autorização da Secretaria de Patrimônio da União para funcionar naquele espaço. A SPU confirmou que não havia autorização ou contrato para o funcionamento na Casa, mas como o Município detém o Termo de Adesão À Gestão de Praias (TAGP), o imóvel estaria sob a responsabilidade da prefeitura.

Apesar da polêmica, os artesãos tiveram o pedido atendido pela gestão municipal e poderão ocupar o espaço assim que as obras forem concluídas.