Prefeitura de Morretes, em parceria com Senai, oferta 165 vagas em cursos profissionalizantes


Por Amanda Batista Publicado 18/04/2023 às 12h15 Atualizado 18/02/2024 às 09h28

A Prefeitura de Morretes anunciou, na segunda-feira (17), uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), unidade Paranaguá, para oferta de seis cursos gratuitos, com 165 vagas, aos moradores da cidade. Os cursos serão realizados à noite na Sala da Cidadania, localizada na Praça Rocha Pombo, nº 10, a partir de junho.

De acordo com a coordenadora de Educação do Senai, Fernanda Chianca, a iniciativa se deu através de uma conversa com o então chefe do Escritório Regional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (SEJUF), William Pereira.

Decidimos trazer todos os secretários do Litoral, escutamos as demandas de todos os municípios e começamos a desenhar o programa Qualifica Litoral, que atenderá cinco municípios da região com mais de 800 vagas de formação profissional”, afirma

O chefe do Escritório Regional conta que, a partir do levantamento, os secretários constataram uma ampla oferta de vagas na Agência do Trabalhador, mas havia um déficit de mão-de-obra qualificada.

“É uma característica que observamos no litoral. Temos dificuldade de posicionar nossos profissionais nas vagas que estão surgindo, enquanto as demais regiões apresentam uma ocupação crescente nos postos”, diz William.

A formação técnica é destinada exclusivamente para estudantes a partir do 2º ano do Ensino Médio ou pessoas que já concluíram o Ensino Médio. O objetivo dos cursos é aumentar a possibilidade de os jovens conquistarem uma vaga no mercado de trabalho.

O programa de gratuidade atinge um público que não teria condições de custear o curso, proporcionando a possibilidade de mudança de vida e de realidade para essas pessoas. Além disso, os títulos escolhidos aumentam a chance de inserção no mercado de trabalho não só em Morretes, mas em todos os municípios do Litoral”, frisa a coordenadora.

Fernanda ainda destaca que a seleção dos cursos foi realizada com base nas necessidades da região, especialmente de Paranaguá, que possui a maior oferta de oportunidades de emprego. Para isso, o Senai ouviu representantes da Agência do Trabalhador e da Assistência Social. “Tendo as demandas, analisamos o que conseguiríamos atender com a nossa estrutura tanto na unidade [de Paranaguá] quanto no município [Morretes]”, conclui.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no CRAS ou Agência do Trabalhador de Morretes um mês antes da data de início dos cursos, assim que o SENAI disponibilizar o link. Na inscrição presencial, o interessado deverá apresentar a documentação obrigatória composta por:

  • RG e CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Título Eleitoral;
  • Histórico de Conclusão do Ensino Médio ou comprovante de matrícula com boletim atualizado
  • Certificado de Reservista.

Caso seja menor de idade, os documentos do responsável legal também devem ser apresentados.

Confira a lista de cursos

  • Eletricista Industrial (40 vagas) – Início 03/06
  • Boas Práticas de Armazenagem de Alimentos (40 vagas) – Início 03/06
  • Eletricista Industrial (semipresencial) (5 vagas) – Início 17/07
  • Cuidados e Conceitos Básicos de Eletricidade (20 vagas) – Início 21/10
  • Mecânica Industrial Básica (30 vagas) – Início 21/10
  • Manutenção Autônoma (30 vagas) – Início 09/12

Informações pelo telefone: CRAS (41) 3462-1735