Prefeitura de Paranaguá entrega título de posse para 100 famílias da Vila Divinéia


Por Diogo Monteiro Publicado 14/02/2022 às 16h43 Atualizado 17/02/2024 às 01h55

Os moradores do bairro Vila Divinéia, em Paranaguá, receberam, na manhã desta segunda-feira (14), o título de posse de suas residências. O documento foi entregue pela prefeitura para 100 famílias que foram realocadas dos bairros Becker e Vila Portuária, em meados de 1990. A solenidade aconteceu na biblioteca municipal Leôncio Correia, prédio anexo à secretaria municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi).

O prefeito Marcelo Roque (Podemos) celebrou a entrega aos moradores que já aguardavam há mais de três décadas por um documento oficial que garantisse a propriedade de suas casas. “Um momento importante. Foram 100 escrituras entregues para aqueles moradores que saíram da Vila Becker e Portuária, há mais de 30 anos e nunca tiveram essa oportunidade de receber este documento. Com isso, os imóveis da região serão ainda mais valorizados”, disse.

De acordo com ele, o trabalho da secretaria municipal de Urbanismo foi fundamental para acelerar o processo de benfeitoria para as famílias de diversos bairros, inclusive, da Vila Divinéia. “Nossa gestão conseguiu dar essas escrituras para moradores dos principais bairros da cidade e vamos fazer muito mais. Agradeço ao trabalho incansável do nosso secretário de Urbanismo, o Koiti, que fez toda essa benfeitoria acontecer.”

O prefeito destacou, ainda, que outras áreas da cidade também começarão, em breve, com o processo de regularização fundiária. “Isso impacta diretamente no avanço das melhorias na cidade. Nosso objetivo é levar esses títulos para outros bairros, pois é a partir disso que poderemos levar infraestrutura para os cidadãos”, conclui.

Processo passou por adequações

O secretário de Urbanismo, Koiti Takiguti, explica que o processo de regularização demorou mais que o previsto por conta de legislações anteriores que travavam a tramitação e, ainda, devido à pandemia de Covid-19. “Felizmente, conseguimos realizar essa entrega de título de posse, algo importantíssimo para os moradores da região”, destacou Koiti.

Moradores comemoraram a conquista

Jubar Brito de Morais, 76 anos, é um dos moradores mais antigos da Vila Divinéia e, nesta segunda-feira (14), foi um dos primeiros a receber o título de propriedade das mãos do presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Santos (PSDB). Ele comemorou o fato de ver uma promessa ser realizada e garantir a escritura da sua casa após muitos anos. “Há 31 anos estamos sonhando com isso, desde que fui morar na Vila Divinéia, não tinha luz e água. Hoje estou aqui para receber esse documento e provar que eles foram no meu bairro, disseram que tudo seria resolvido e aconteceu. Estou muito feliz de ter essa garantia em minhas mãos”, disse o morador.

#MaisHabitação Entregamos hoje (14) o título de propriedade de posse a aproximadamente 100 moradores da Vila Divinéia. Um passo muito importante da Prefeitura, que pode atuar em inúmeros benefícios em infraestrutura urbana com a regularização fundiária. Na história do município, anteriormente, nenhuma outra administração havia entregado escrituras, exceto quando em parceria com o Governo do Estado. O trabalho continua, pois, a nossa meta é atingir 20 mil lotes, quando em breve, outras regiões também receberam seus títulos. #otrabalhonãopára

Publicado por Marcelo Roque em Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022