Prefeitura de Paranaguá estabelece novas medidas restritivas
O último Boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), assustou muita gente pelo aumento significativo de casos de Covid-19 em Paranaguá. Com isso, a cidade já contabiliza 111 confirmações da doença.
Para tentar conter o avanço da circulação do vírus, a prefeitura de Paranaguá estabeleceu novas medidas restritivas no município. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15), às oito horas da manhã por meio de uma live disponibilizada nas redes sociais.
As medidas vão afetar diretamente os estabelecimentos comerciais. Bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes estão com horário de fechamento estabelecido, às 21 horas, exceto aqueles situados ao longo da BR 277. Após este horário, apenas as entregas à domicílio poderão continuar em funcionamento, o chamado delivery. No decreto, está determinada a proibição de venda de bebidas alcoólicas após às 20 horas em qualquer estabelecimento. As lojas de materiais de construção devem funcionar das 10 às 16 horas, de segunda a sexta-feira e das 09 às 13 horas aos finais de semana. Os Shopping centers deverão permanecer fechados aos finais de semana, sem alteração nos horários estabelecidos de segunda a sexta-feira.
Para quem costuma viajar de excursões, esta prática fica proibida com o novo decreto. A entrada e saída de veículos com esta finalidade está vetada na cidade de Paranaguá. A administração pública poderá ainda tomar outras medidas de acordo com o cenário epidemiológico.
Com os novos números do último domingo (14), o número de infectados chega a 211 em todo o litoral paranaense. Os óbitos somados são sete; quatro em Paranaguá, um em Pontal do Paraná, um em Guaratuba e um em Guaraqueçaba. Os pacientes recuperados chegam a 74 e o índice de pessoas monitoradas pela Sesa é de 105.
Números no Paraná
O Paraná tem mais 350 novos casos confirmados e 14 mortes pela Covid-19. Os números saltaram para 9.583 confirmações e 326 óbitos. As mortes divulgadas no último Boletim foram constatadas em Curitiba, Piraquara, São José dos Pinhais, Londrina, Apucarana, Jaguapitã, Mallet e Mariópolis. As vítimas, 12 homens e duas mulheres, estavam internadas e tinham entre 41 e 94 anos.
De acordo com a Sesa, 419 pacientes continuam internados. Desses, 309 em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e 110 na rede médica particular. Outras 123 infecções virais em pessoas de outros estados também foram confirmadas; oito delas morreram.