Prefeitura de Paranaguá realiza primeira Audiência Pública do Plano de Mobilidade e Transporte na próxima quarta-feira (29)


Por Redação Publicado 25/03/2023 às 18h24 Atualizado 18/02/2024 às 07h43
Teatro Rachel costa
Audiência Pública será realizada no Teatro Rachel Costa (Rua Quinze de Novembro, 87), na quarta-feira (29), das 19h às 21h. Foto: JB Litoral

A primeira Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo de Paranaguá está prevista para a próxima quarta-feira (29), das 19h às 21h, no Teatro Rachel Costa. A reunião também será transmitida ao vivo no canal do Youtube da prefeitura.

A Audiência conta com a participação da comunidade, que receberá informações sobre o diagnóstico da mobilidade urbana do município, bem como poderá dar sugestões, queixas e tirar dúvidas.

A secretária municipal de Serviços Urbanos, Christianara Folkuenig, destaca o papel dos cidadãos na melhoria do Plano de Mobilidade de Paranaguá para que a gestão atenda às reais necessidades dos moradores.

O mais importante é que os munícipes terão o seu momento de expressar suas impressões e contribuir para que a mobilidade urbana da cidade possa ser melhorada. Então a presença da população é de suma importância para que possamos construir um processo mais assertivo”, ressalta a secretária.

A prefeitura investiu R$ 500.500,00 no estudo da empresa Urbtec – Engenharia, Planejamento e Consultoria, vencedora do edital nº 17.750/2021, responsável pela elaboração do Plano de Transporte Público Urbano Coletivo, Plano Municipal de Mobilidade Urbana e estruturação da minuta do edital de licitação de concessão do serviço de transporte público municipal.

Desde agosto de 2022, a empresa realizou reuniões técnicas para debater sobre os dados coletados com autoridades municipais. Agora, a Urbtec fará a apresentação dos planos de trabalho para toda a comunidade parnanguara.

Estudo da Urbtec é base para nova licitação

Nos últimos meses, a empresa realizou uma série de entrevistas com os usuários do serviço para compreender quais as necessidades da população que utiliza o transporte coletivo no dia a dia e criar o novo modelo de licitação. Um novo edital para contratação de empresa concessionária do serviço público de transporte municipal deve ser publicado ainda neste ano.

O novo modelo vai ampliar as responsabilidades da empresa vencedora da concorrência e diminuir as obrigações da prefeitura, conforme apontou o prefeito Marcelo Roque (Podemos) durante reunião com autoridades do município, realizada em fevereiro deste ano para informar que a atual concessionária, Viação Rocio, não terá seu contrato prorrogado e desmentir boatos acerca do programa Tarifa Zero.

O maior erro do edital passado foi dar preferência para uma empresa que tivesse um pátio próximo ao terminal de ônibus, e isso restringiu muito a licitação. Não queremos que isso aconteça no novo edital; queremos uma ampla competitividade, que as empresas venham para Paranaguá, participem do certame, e queremos corrigir aquilo que achamos que está muito errado”, afirmou Marcelo Roque na ocasião.