Prefeitura de Pontal do Paraná anuncia Auxílio-Transporte para estudantes de cursos superiores e técnicos fora do município; saiba como se inscrever


Por Luiza Rampelotti Publicado 05/02/2024 às 17h44

A Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), divulgou nesta segunda-feira (5) o Edital 001/2024 que estabelece as regras e prazos para inscrição, seleção, concessão e pagamento do Auxílio-Transporte destinado a estudantes residentes na cidade que cursam graduações, pós-graduações e cursos técnicos presenciais em outras cidades. A iniciativa visa apoiar os alunos que necessitam se deslocar para continuar seus estudos, contribuindo para a permanência e o melhor desempenho acadêmico.

O edital, assinado pelo prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, e pela secretária de Educação Renata Marinho, destaca que as inscrições seguem até a próxima sexta-feira (9). O chamamento dos classificados está previsto para ser divulgado no dia 29 de fevereiro, através de publicação no site oficial da Prefeitura.

Podem concorrer ao Auxílio Transporte os estudantes de curso superior, pós-graduação e cursos técnico-presenciais, sem similares no município, que comprovem renda familiar igual ou inferior a três salários-mínimos nacionais vigentes.

Os interessados devem entregar a documentação exigida no Edital na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada à Rua Didio Costa, 422, Balneário Praia de Leste. Para mais informações, os interessados podem consultar o Edital completo clicando aqui.

Critérios de pontuação

O processo de seleção levará em consideração diversos critérios para determinar a pontuação dos candidatos. Confira os principais pontos:

Deficiência Física: Candidatos com comprovação de deficiência física, atestada por laudo médico, receberão 10 pontos.

Bolsa de Estudos: Os candidatos que possuírem bolsa de estudos terão 1 ponto a cada 10% do valor da mensalidade, com um máximo de 10 pontos.

Programas de Financiamento Estudantil: Ser cadastrado em programas como FIES ou PROUNI garantirá 5 pontos.

Cadastro no Programa Bolsa Família: Candidatos cadastrados no Programa Bolsa Família receberão 5 pontos.

Situação Habitacional: Para cada ano de residência em Pontal do Paraná, o candidato receberá 0,4 pontos, com um máximo de 2 pontos.

Forma de Moradia: Ter residência alugada, cedida ou financiada garantirá 1 ponto.

Situação Educacional: Estudantes que frequentaram escola pública por mais de cinco anos ou escola particular com bolsa integral receberão 2 pontos.

Renda Familiar Per Capita: A pontuação varia de acordo com a renda familiar per capita, sendo 5 pontos para até 1 salário-mínimo, 4 pontos para entre 1 e 2 salários, e 3 pontos para entre 2 e 3 salários.

Este programa reforça o compromisso da Prefeitura de Pontal do Paraná com a educação e a igualdade de oportunidades, proporcionando apoio financeiro aos estudantes que enfrentam desafios para continuar sua formação fora do município”, afirma a secretária de Educação Renata Marinho.