Prefeitura de Pontal do Paraná apresenta Plano de Transporte Coletivo em Audiência Pública


Por Amanda Batista Publicado 11/04/2023 às 12h50 Atualizado 18/02/2024 às 08h57
estrada Pontal

O novo Plano Municipal de Transporte Coletivo de Pontal do Paraná foi apresentado à comunidade durante Audiência Pública ocorrida na quinta-feira (30), no Centro de Capacitação, localizado no Balneário Praia de Leste. Entre as autoridades que marcaram presença na reunião estavam o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes; o secretário de Projetos e Planejamento Urbano, Heitor Gonçalves Kayamori; vereadores e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Pontal do Paraná (Aciapar), Ércio Luiz Weschenfelder.

Durante o encontro, a Urbetec, empresa contratada por R$ 118 mil para elaborar o plano de trabalho a partir do diagnóstico do sistema e a minuta do novo edital de licitação, apresentou os resultados e ouviu sugestões, queixas e dúvidas da população.

De acordo com o secretário de Projetos e Planejamento Urbano, Heitor Gonçalves Kayamori, o objetivo é atender as reais necessidades dos moradores e visitantes que dependem do transporte para trabalho, educação e lazer.

As novas linhas vão atender a classe trabalhadora em horários específicos e encurtarão o tempo de viagem, além de englobar outros itinerários para que os turistas possam ter acesso facilitado aos balneários. Também vamos construir terminais para integrar as novas rotas”, explica.

Heitor frisa a importância do estudo para a elaboração do edital. “A concessão pública do transporte foi realizada há 20 anos, então, estamos nos organizando para criar uma nova e esse plano é indispensável para que tenhamos um contrato bem elaborado”, salienta.

Ele ainda acrescenta que a gestão pretende inovar ao mesmo tempo em que mantém a qualidade do sistema de transporte. “Fizemos o Plano de Mobilidade e agora estamos realizando o Plano de Transporte Coletivo para implantar um sistema com linhas diferenciadas, proporcionando agilidade, conforto e segurança aos usuários”, diz.

O prefeito Rudão; o secretário de Projetos, Heitor, o vereador Ezequiel Tavares Alves e o presidente da Aciapar, Ércio Luiz, participaram da reunião. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Levantamento de dados


Na pesquisa feita entre os dias 8 e 9 de novembro de 2022, que contemplou o itinerário completo do transporte coletivo de Pontal do Paraná, a Urbetec levantou os itinerários, horários, frotas, tarifas e fluxo de caixa e, ainda, fez uma avaliação minuciosa do sistema atual para elaborar a nova proposta, que resultou na minuta do edital.

Durante o processo, as pesquisas foram executadas dentro dos ônibus, ouvindo a população e levantando todas as deficiências do setor que devem ser corrigidas na nova licitação. O levantamento também avaliou pontos como: a quantidade de passageiros presentes ao longo de uma linha, a movimentação (embarques e desembarques) e os pontos de parada.

A análise completa, que gerou dados estatísticos sobre horários de pico, fluxo de passageiros e rotas mais utilizadas, constatou a necessidade de implantar a bilhetagem eletrônica, criar estações de transferência, que garantem o deslocamento de usuários entre as linhas em um período de 1 hora, sem que precise pagar outra tarifa, e a criação de novas rotas.

Além dos resultados, a empresa também está prestando assessoria jurídica para a Prefeitura, que estuda a possibilidade de baixar a tarifa de transporte coletivo. Todos os dados e sugestões da empresa constarão como anexo no novo edital que deverá ser lançado em breve.