Prefeitura deve construir 50 moradias populares por meio do Programa Habita + Pontal do Paraná


Por Luiza Rampelotti Publicado 24/11/2023 às 11h04 Atualizado 19/02/2024 às 05h35

Em um evento marcante realizado no Centro Municipal de Capacitação, em Praia de Leste, na última quarta-feira (22), o prefeito Rudão Gimenes lançou oficialmente o Programa Habita Mais Pontal do Paraná, uma iniciativa que promete revolucionar a habitação social e popular na região. O programa foi apresentado como parte das comemorações dos 28 anos da cidade, a ser celebrado em 22 de dezembro.

Durante a cerimônia, que contou com a presença da vice-prefeita Patrícia Millo Marcomini, da secretária municipal de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania, Nega Borges, da procuradora-geral Vergínia Mara Pedroso, de secretários municipais e centenas de moradores no auditório, o prefeito assinou o edital de publicação da licitação que prevê a construção das primeiras 50 casas do programa, em um investimento de R$ 5 milhões.

Rudão destacou a importância do evento, enfatizando que era um dia histórico para a cidade. Além disso, anunciou o lançamento do projeto Habita Servidor Público, destinado aos servidores municipais que ainda não possuem moradia própria.

Viemos para fazer a diferença, reorganizar nossa cidade, transformar a realidade e mudar a vida das pessoas“, declarou emocionado o prefeito, ressaltando que o objetivo é proporcionar dignidade e esperança aos cidadãos.

Casas populares

Rudão Gimenes confirmou que o lançamento do programa é apenas o primeiro passo de um projeto mais amplo. “Queremos, na sequência, junto à Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e ao Governo Federal, atingir nossa meta de 300 casas“, afirmou.

A licitação para a construção das 50 novas casas está prevista para o dia 12 de dezembro deste ano. Os imóveis terão 42m², com laje, dois quartos, cozinha e sala integradas, além de tanquinho na parte de trás.

O projeto inclui muros nas laterais e calçadas, proporcionando condições dignas para as famílias. As áreas de interesse público no balneário Pontal do Sul foram escolhidas como os primeiros locais de construção, e a expansão do programa visa contemplar outras regiões da cidade.

Entrega de títulos de propriedade

Além do anúncio da construção das novas habitações, o evento foi marcado pela entrega de 130 títulos de propriedade aos moradores da Comunidade Figueira, em Shangri-lá. “Essa medida representa um avanço significativo na regularização fundiária de uma comunidade que há mais de uma década buscava o reconhecimento formal de suas propriedades”, comenta a secretária municipal de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania, Nega Borges.

Leia a reportagem completa na edição impressa do JB Litoral, na próxima segunda-feira (27) nas bancas das sete cidades da região.

*Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná