Prefeitura solicita aumento do efetivo da Polícia Militar em Paranaguá


Por Redação Publicado 07/03/2023 às 14h06 Atualizado 18/02/2024 às 06h16

Durante a reunião para prestação de contas da Operação Verão Maior 2022/2023, ocorrida no Palácio Iguaçu, em Curitiba, na última segunda-feira (6), o secretário municipal de Segurança de Paranaguá, João Carlos da Silva, solicitou o aumento do efetivo policial devido à crescente criminalidade no município.

O confronto direto entre facções criminosas, que levou à morte de uma estudante na madrugada de sábado (4), foi o estopim para o aumento da sensação de insegurança nos moradores.

Segundo o delegado da Polícia Civil de Paranaguá, Ivan José da Silva Diana, a instituição está tomando diversas medidas para desarticular o tráfico de drogas no município. Dentre elas, várias investigações estão em andamento, além da troca constante de informações com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal e o contato direto com a população pelos canais de denúncia.

Tínhamos três delegados, agora nós temos seis. Isso representa um incremento importante porque agora podemos tocar os inquéritos de forma célere. Além disso, também contamos com uma força tarefa contra o crime organizado, que inclusive foi responsável por desvendar o caso que resultou na morte da jovem Sayume em 24h e está trabalhando desde novembro do ano passado para prender os criminosos das facções”, conta o delegado.

Apesar dos esforços constantes, o delegado explica que o trabalho deve ser mantido de forma sigilosa para não comprometer o andamento das investigações e que a colaboração da população é essencial no combate ao crime.

Segurança pública é atribuição do Governo Estadual

Para contribuir com as ações da Polícia Civil, o secretário João Carlos protocolou pedido de adição de novos agentes da Polícia Militar no município e a criação de um plano de ação para combater o crime organizado.  “Protocolamos junto à Casa Civil do Estado um pedido de um plano de ação e execução para as forças de segurança do Estado em Paranaguá, também solicitamos o aumento do efetivo da Polícia Militar na cidade”, diz o secretário.

Reunião aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, na última segunda-feira (6). Foto: Divulgação

Na ocasião, João Carlos conversou com o Secretário de Estado de Segurança, Coronel Hudson Teixeira, o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Sérgio Teixeira e o Delegado Geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Rockembach.

Segundo o secretário, a segurança pública é uma atribuição do Governo Estadual, sendo a contrapartida municipal o apoio da Guarda Civil.

Investimento em segurança

Desde 2021, a Prefeitura de Paranaguá investiu mais de R$ 30 milhões na Guarda Civil Municipal com a renovação da frota, equipamentos de proteção individual, treinamento, instalação da muralha digital, armamento dos agentes, criação da Academia de Formação, valorização da categoria e aumento no efetivo.