Prestes a completar dois anos, Tarifa Zero de Matinhos rende homenagem ao prefeito Zé da Ecler
No próximo dia 10, o programa Tarifa Zero, que instituiu um transporte público mais abrangente em Matinhos e 100% custeado pelo Município, completará dois anos em funcionamento. Atualmente, quatro linhas atendem a cidade, com acesso gratuito para todos, sejam moradores ou visitantes.
Em reconhecimento à importância do Tarifa Zero para a população, o prefeito da cidade, José Carlos do Espírito Santo (PSDB), o Zé da Ecler, recebeu o Prêmio Getúlio Vargas, no início do mês. A premiação foi criada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e, segundo a entidade, é um reconhecimento concedido a personalidades que, com sua atuação, se destacaram na luta pela melhoria de vida do trabalhador, pelo bem-estar da população e pelo fortalecimento da cidadania e democracia.
A premiação
O chefe do Executivo Municipal recebeu o troféu durante o “1º de Maio Solidário”, evento comemorativo do Dia do Trabalhador, realizado em Matinhos. De acordo com o presidente da Força Sindical no Paraná, Sérgio Butka, a medida é um avanço significativo para os trabalhadores e a comunidade em geral.
“A gratuidade no transporte coletivo promove a inclusão social através do acesso universal ao transporte público, sem custo para os usuários. Em Matinhos, não é necessário nenhum tipo de cadastro para utilizar os ônibus. Com essa iniciativa, o município se tornou uma referência para outras cidades que buscam soluções eficientes e justas para o transporte urbano”, ressaltou o líder sindical.
Já o prefeito Zé da Ecler destacou a importância do reconhecimento e reafirmou seu compromisso em melhorar a qualidade de vida dos moradores de Matinhos. “O troféu é um símbolo do esforço contínuo em buscar soluções que beneficiam todos os cidadãos. O Tarifa Zero é uma conquista coletiva de compromisso com a justiça social”, disse.
O programa
A operação do transporte coletivo de Matinhos é feita pela empresa Evolução, vencedora da licitação pública, com 10 ônibus que circulam das 6h às 23h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. De acordo com a Prefeitura, o fluxo é de dois mil passageiros por dia, número que aumenta durante a temporada.
Das quatro linhas que atendem todo o município, o trecho mais longo tem 18 km, com roteiro passando em todos os pontos a cada hora. A linha faz a ligação do Terminal Metropolitano de Transporte Cesário Agostinho da Silva, no bairro Bela Vista, no Balneário de Caiobá, até Monções, no limite de municípios com Pontal do Paraná. Os 96 pontos de embarque e desembarque são distribuídos ao longo do percurso, todos cobertos com estrutura metálica.