PASA reforça cuidados de prevenção contra a Covid-19, mesmo com funcionários vacinados


Por Redação Publicado 06/07/2021 às 17h56 Atualizado 16/02/2024 às 07h00

Os trabalhadores da área portuária de Paranaguá entraram para o grupo prioritário de vacinação, conforme previsto pelo Ministério da Saúde. A medida acelerou vacinação e a prevenção dos funcionários da PASA receberam a primeira dose do imunizante. Alguns já conseguiram completar o esquema vacinal, mas a empresa continua reforçando os cuidados para prevenir a Covid-19.

“A garantia da saúde de nossas equipes é primordial nesta fase de pandemia mundial que estamos vivenciando. A cada dia, para sempre mantermos o foco na conscientização preventiva, os grupos de trabalho recebem informações de controle e medidas preventivas contra a Covid-19”, salientou José Antônio dos Santos Junior, supervisor SMA da PASA.

Para que os trabalhadores continuem realizando as medidas de prevenção, a empresa prossegue destinando artigos como álcool em gel e máscaras, além do envio de informativos por meio de mensagens. “A PASA mantém, desde o início da pandemia, alguns cuidados essenciais para prevenção, o programa mais importante é a conscientização das equipes em comunicar a empresa qualquer sinal dos sintomas da Covid. Os funcionários que apresentam sintomas são orientados por uma profissional de saúde e não se expõem a contatos com outros membros da equipe”, disse Junior.

Segundo a enfermeira, Bárbara Kulik, todos os cuidados de prevenção devem ser mantidos, sem exceção. “Mesmo quem já completou o ciclo de vacinação. Segundo estudos sobre a eficácia das vacinas contra a doença, a imunização contra o vírus só vai ser obtida 15 dias após a administração da segunda dose. Independentemente de estar, ou não, imunizado contra o coronavírus, a verdade é que não será possível abandonar as máscaras enquanto não tivermos 100% da população brasileira vacinada”, revelou a profissional.

Cuidados contínuos

Por se tratar de uma área com alta exposição, com equipes vindas de outros países, por conta do trânsito de navios da área portuária, além do atendimento aos caminhoneiros que fazem transporte de carga, os trabalhadores da área portuária seguem sendo grupo de risco para a contaminação pela Covid-19.

Por isso, segundo o supervisor da PASA, é realizada “uma investigação de sintomas em todas as portarias, onde também é verificada a temperatura de todos que adentram ao terminal. Esses pontos são equipados com álcool em gel e higienizados constantemente durante o dia. Em cada turno de trabalho, todas as áreas do terminal são desinfectadas com Quaternário de Amônia por uma empresa especializada”, explicou.

“Além de entregar o Kit contendo máscaras e álcool em gel às equipes, fornecemos uma cartilha orientativa, reforçando que mesmo após a 1º dose da vacina todos devem continuar mantendo os cuidados preventivos contra a Covid-19”, concluiu Junior.

Por Marinna Protasiewytch