Primavera no Litoral será quente e chuvosa, prevê Simepar


Por Redação Publicado 20/09/2023 às 11h44 Atualizado 19/02/2024 às 00h04
tempo, chuva, frio,
O cenário será de chuvas frequentes e volumosas, além de ventanias, rajadas de vento, raios e trovoadas. Foto: Foto: Rodrigo Félix Leal.

O inverno se despede do hemisfério sul na madrugada do próximo sábado (23), dando lugar à primavera, que neste ano será quente e chuvosa no Litoral, de acordo com a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Em 2023, o El Niño foi responsável por fazer o inverno “passar batido”, com temperaturas que, por vezes, ultrapassaram os 30ºC na região. Também é por conta dele que, nesta primavera, haverá o aumento da temperatura média e da umidade do ar, condições propícias a chuvas.

De acordo com o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, o cenário será de chuvas frequentes e volumosas, além de ventanias, raios e trovoadas, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

A previsibilidade da ocorrência e da intensidade desses eventos severos é desafiadora e muito difícil de ser realizada com grande antecedência”, afirma.

Nesse cenário, o monitoramento constante das condições meteorológicas e a emissão de alertas de curto prazo são essenciais para as ações de prevenção e mitigação dos efeitos das intempéries climáticas.

Calor intenso

A previsão indica que as temperaturas médias do ar ficarão acima da normalidade para a estação, e uma das maiores amplitudes térmicas do estado deve ocorrer no Litoral.

Estão previstas ondas de calor intenso provocadas por massas de ar seco, assim como chuvas acima da média climatológica”, afirma Reinaldo. “O transporte de ar quente da Região Amazônica para o Paraná será mais frequente nesta primavera, aumentando ainda mais o calor”, acrescenta o meteorologista.

Confira os valores médios históricos de chuva (faixa de variação) e temperaturas do ar mínimas e máximas no Litoral:

*Com informações da AEN