Primeiro mutirão de saúde dos olhos do ano, em Pontal do Paraná, atende 170 pessoas que aguardavam por consultas e exames oftalmológicos


Por Redação Publicado 10/04/2024 às 13h33 Atualizado 12/04/2024 às 16h42
Além das consultas com médicos oftalmologistas, os pacientes também puderam realizar, de acordo com a indicação médica, exames como avaliação de refração, pressão intraocular, fundo do olho, mapeamento de retina, entre outros. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
Além das consultas com médicos oftalmologistas, os pacientes também puderam realizar, de acordo com a indicação médica, exames como avaliação de refração, pressão intraocular, fundo do olho, mapeamento de retina, entre outros. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Por Flávia Barros e Luiza Rampelotti

Beneficiar a população para que o tempo de espera por consultas com médicos de diversas especialidades seja agilizado: este é o objetivo dos mutirões de atendimento realizados ao longo do ano, em Pontal do Paraná. Desta vez, a especialidade foi oftalmologia.

A ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp-PR), aconteceu na Policlínica da cidade, localizada em Praia de Leste, na última quarta-feira (3). Durante todo o dia, 140 pessoas, das 170 que aguardavam consultas e exames oftalmológicos, foram atendidas, as outras 30 faltaram ao chamamento.

O Agente de Saúde Pública Dionaldo Constantino Pires era um dos profissionais envolvidos no atendimento ao público durante o mutirão. “Todas as pessoas que estão sendo atendidas aqui estavam na fila de espera para atendimento oftalmológico. Nós ligamos para elas, uma a uma, e elas confirmaram que poderiam comparecer na Policlínica para atendimento“, disse Dionaldo ao JB Litoral.

O agente de saúde Dionaldo recebeu os pacientes para o mutirão.
O agente de saúde Dionaldo recebeu os pacientes para o mutirão.

O agente também explica como os pontalenses podem procurar atendimento nessa especialidade na rede municipal. “Tem que ir até o posto de saúde mais próximo de casa, consultar com o clínico geral e ele vai encaminhar para o oftalmologista, onde o paciente entra na fila de espera também”, detalhou Dionaldo.

Um dos 140 pacientes atendidos durante a ação foi o pedreiro Jeová da Silva, 50 anos, morador do balneário Ipanema. “Fiquei feliz quando fui chamado, pois estou enxergando pouco de perto, para longe eu enxergo bem, mas para perto sinto dificuldades, o que tem me causado até problemas no trabalho, pois tenho caído muito na obra”, contou Jeová.

Josué foi um dos moradores atendidos; segundo ele, está com baixa visão e, por isso, caindo muito no emprego
Josué foi um dos moradores atendidos; segundo ele, está com baixa visão e, por isso, caindo muito no emprego

Mais qualidade e comodidade


Para o médico oftalmologista Leonardo Schiochet, os mutirões proporcionam mais qualidade e comodidade aos pacientes, que não precisam ir até as grandes cidades para serem avaliados e passarem por exames oftalmológicos. “Esse é um projeto bem interessante que temos junto ao Comesp e às prefeituras. Aqui em Pontal já fizemos algumas vezes esse atendimento itinerante. Ele é interessante porque evita que o paciente faça uma locomoção até um centro maior, e conseguimos estratificar e qualificar bem melhor a fila, separando os pacientes que realmente são cirúrgicos, que têm que ser encaminhados para um centro de atenção terciária, da maioria dos pacientes, que nós conseguimos resolver no consultório com uma consulta de óculos, um tratamento tópico com colírio etc.”, explicou.


Atendimento em paralelo e próximo mutirão


De acordo com a Prefeitura de Pontal do Paraná, a Policlínica também trabalhou com o fluxo normal de atendimento de rotina, ofertando tratamento de fisioterapia, serviços de farmácia e outros. O prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, acompanhou o mutirão.

Vamos trabalhar com vários mutirões neste ano para reduzir as filas de espera das especialidades médicas. Começamos nesse período pós-temporada pela oftalmologia. Muitas consultas em especialidades estão represadas desde a pandemia e, na sequência, vamos ofertar outros mutirões de especialidades”, disse Rudão.

A última ação do tipo foi realizada em dezembro do ano passado, com um mutirão de consultas e exames. Na ocasião, foram ofertados 300 consultas e exames de oftalmologia; 100 exames de ultrassom; 60 consultas de ortopedia e 30 atendimentos de ginecologia. O próximo mutirão será realizado no dia 17 de abril e os pacientes serão avisados individualmente.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *