Procon de Paranaguá alerta sobre golpe voltado para portadores de CNPJ


Por Amanda Batista Publicado 01/11/2023 às 09h42 Atualizado 19/02/2024 às 03h36
Procon Paranaguá fica localizado no Terminal Urbano de Ônibus. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

O Procon de Paranaguá recebeu denúncias sobre o uso de e-mails falsos em nome da instituição para aplicação de golpes.

Segundo o órgão, muitas pessoas têm entrado em contato informando ter recebido e-mail dizendo que possuem um processo em aberto junto à instituição. Na mensagem, os cibercriminosos enviam um link para roubar informações confidenciais da vítima.

De acordo com a coordenadora do Procon Paranaguá, Valquiria Aparecida Costa, o Procon apenas envia e-mails institucionais, que sempre possuem o domínio “.gov.br”. Além disso, ele não tem o hábito de enviar e-mails para fornecedores que não tenham processos em andamento.

A coordenadora ainda esclarece que o público alvo do golpe são portadores de CNPJ. “Os criminosos enviam e-mails com cobranças e um link que, ao ser clicado, pode resultar na clonagem do celular e na instalação de vírus. Portanto, é fundamental que todos fiquem atentos e evitem clicar em qualquer link suspeito”, alerta.

Para conferir a veracidade da cobrança, também é possível ir pessoalmente ao Procon Paranaguá, localizado no Terminal Urbano Municipal, das 08h às 11h e das 13h às 18:00h, de segunda a sexta-feira.

Confira dicas para não cair no golpe do e-mail falso

– Verifique a quem a mensagem é dedicada (a você ou outra pessoa)

– Confira se o remetente está claro (a instituição que enviou o e-mail) e se o endereço é estranho ou está incorreto. No caso do Procon, sempre termina com “.gov.br”

– Analise se a mensagem tem erros de português, de imagens ou de formatação;

– Não passe informações sigilosas;

– Verifique se a mensagem tem algum link suspeito;