Professores da rede municipal de Paranaguá recebem capacitação sobre questões ambientais
Nas últimas semanas, a Klabin, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (SEMEDI) de Paranaguá, realizou a formação de professores pelo Programa Klabin Caiubi, um projeto que visa inserir o debate sobre questões ambientais na grade curricular das escolas municipais.
Em Paranaguá, a iniciativa contou com a participação de 14 professores e beneficiou diretamente 121 alunos do município. A formação é estendida para educadores de diferentes disciplinas e visa capacitá-los para que possam desenvolver atividades pedagógicas teóricas e práticas relativas à conservação ambiental.
Durante a formação, os professores receberam capacitações teóricas sobre a importância da proteção e manejo de florestas e seu impacto na conservação hídrica, com o tema “Proteger as florestas é conservar a água”, ministradas pelo gestor Gustavo Góes, do Consórcio do Rio Tibagi. Além disso, também foi realizada uma aula prática no Parque Estadual do Palmito, na Unidade de Conservação Estadual da Mata Atlântica.
Para a professora da Escola Municipal do Campo José Chemure, localizada na Colônia Maria Luiza, Michelly Zela Antônio, a formação alia conhecimentos práticos e teóricos e conduz os estudantes a participarem ativamente do processo de aprendizagem.
“Eles possuem esse contato direto com a natureza todos os dias, então a prática de atividades de conscientização engaja os alunos na preservação do ambiente em que vivem”, diz a professora.
Já para o gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva, investir em educação ambiental é uma forma de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável da região.
“Além de incentivar o progresso com sustentabilidade, a iniciativa aproxima a comunidade da Companhia e fortalece a bandeira da conservação da biodiversidade“, afirma o gerente.