Professores e pedagogos da rede municipal de Paranaguá recebem atendimento especializado em programa de saúde


Por Redação Publicado 31/10/2023 às 10h26 Atualizado 19/02/2024 às 03h32
Entre os profissionais envolvidos, estão psicólogas, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiras, entre outros. Foto: Prefeitura de Paranaguá.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Em um esforço conjunto entre as secretarias de Saúde, Educação, Sesc e a Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp), o Programa Saúde do Professor tem se destacado na promoção do atendimento especializado aos educadores.

Além de prover tratamento para problemas de saúde, o projeto foca no autocuidado e na melhoria da qualidade de vida desses profissionais. A Secretária de Educação, Tenile Xavier, fala sobre a importância da abordagem preventiva do programa.

Nosso programa parte do pressuposto que não deveríamos ir até as escolas apenas quando elas solicitassem, em razão de algum problema ou professor adoecido, mas realizar um trabalho preventivo, levando palestras sobre competências socioemocionais, compartilhando informações, ouvindo cada servidor e cuidando do ambiente escolar como um todo”, explica a secretária.

Valorização profissional

A ação é particularmente importante nas instituições de ensino, pois os professores desempenham um papel fundamental na vida dos estudantes. “Sabemos que muito do aprendizado está ligado às emoções. Se o profissional não estiver bem, ele não conseguirá ensinar, acolher e perceber a necessidade de cada estudante“, acrescenta Tenile.

As atividades nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) se concentram na melhoria da qualidade de vida, nas relações interpessoais, no bem-estar psicossocial dos profissionais e em iniciativas de prevenção e promoção da saúde no ambiente de trabalho. Os profissionais envolvidos no programa incluem psicólogas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, enfermeiras, instrutora de yoga, entre outros.