Programa ‘Bora Empreender com Comida’ chega a Pontal do Paraná para fortalecer o empreendedorismo feminino


Por Luiza Rampelotti Publicado 31/05/2024 às 12h27

Em uma iniciativa que visa fortalecer o empreendedorismo feminino, Pontal do Paraná foi contemplada com o programa gratuito “Bora Empreender com Comida”, realizado pela Ambev e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), em parceria com a Rede Mulher Empreendedora. A partir de junho, mulheres da cidade terão a oportunidade de participar de capacitações gratuitas sobre empreendedorismo.

Um dos diferenciais da iniciativa é que os cursos serão ministrados por mulheres da própria comunidade, chamadas de multiplicadoras. Inicialmente, elas passaram por um processo de capacitação, preparando-se para transmitir os conhecimentos adquiridos.

Serão oferecidos dois cursos de oito horas cada, com aulas práticas e presenciais, abordando tanto habilidades socioemocionais quanto técnicas. Cada capacitação será dividida em dois módulos, sendo o primeiro curso sobre “Atitude Empreendedora” e “Organização Financeira”; e o segundo, sobre “Vendas” e “Liderança e Gestão de Tempo”.

Embora o nome do programa faça referência a negócios gastronômicos, não é necessário que a participante tenha um empreendimento no setor. Todas as mulheres, sejam microempreendedoras individuais ou não, podem participar das capacitações.

Multiplicação do conhecimento


A vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Millo Marcomini (MDB), foi uma das entusiastas da iniciativa desde seu tempo à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social. “O projeto abrangia, inicialmente, Curitiba e a Região Metropolitana. Porém, quando surgiu a oportunidade para outros municípios e entraram em contato conosco, aceitamos imediatamente, pois já trabalhamos com o propósito do empreendedorismo feminino por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, com o programa Empodera“, explicou ao JB Litoral.

Patrícia destacou que, graças ao Empodera, o município foi facilmente aceito no programa “Bora Empreender com Comida”. “Para que as mulheres pudessem participar do ‘Bora’, era necessário, por exemplo, ter um MEI aberto. Como já estávamos com essa orientação no Empodera, pudemos rapidamente informar à Sedef que poderíamos ser parceiros nesse excelente projeto de capacitação“, disse.

A vice-prefeita Patrícia foi uma das entusiastas da iniciativa desde seu tempo à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
A vice-prefeita Patrícia foi uma das entusiastas da iniciativa desde seu tempo à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Assim, em abril, foi iniciada a primeira etapa do “Bora Empreender com Comida”, com a formação das multiplicadoras, que capacitarão as demais mulheres da comunidade. A conclusão desta fase ocorreu em maio e, agora, elas estão prontas para ministrar os cursos.

Impacto social


Uma das multiplicadoras é Tatiane do Rocio de Souza Paganarti, artesã, formada em Administração e também integrante do programa Empodera de Pontal do Paraná. “O ‘Bora Empreender com Comida’ é um projeto muito amplo, que alcança muitas mulheres que estão começando no empreendedorismo. Muitas querem empreender, mas não sabem por onde começar, e essa é uma grande oportunidade. Minha missão será formar e capacitar essas mulheres“, disse ao JB Litoral.

Além da oportunidade de capacitação para as mulheres, as multiplicadoras também serão remuneradas por aluna. “A capacitação completa, com os dois cursos oferecidos, terá 16 horas. A cada mulher que completar 8 horas, ou seja, dois módulos completos de cada curso, seremos remuneradas pelo programa. O mínimo em cada turma é de 50 mulheres“, explicou.

Uma das multiplicadoras é Tatiane do Rocio de Souza Paganarti, artesã, formada em Administração e também integrante do programa Empodera de Pontal do Paraná. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
Uma das multiplicadoras é Tatiane do Rocio de Souza Paganarti, artesã, formada em Administração e também integrante do programa Empodera de Pontal do Paraná. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Os cursos, que já estão com inscrições abertas, ocorrerão nos balneários de Praia de Leste, Shangri-lá, Ipanema e Pontal do Sul. Para se inscrever, é necessário entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone (41) 3455-9600. “Essas capacitações ajudarão as mulheres de nossa comunidade em seus empreendimentos e elas serão certificadas ao final de cada curso. Estamos muito felizes, pois isso é um troféu de todo o trabalho realizado com o Empodera“, concluiu Patrícia Millo Marcomini.

Empodera – fortalecendo o empreendedorismo feminino


O Empodera é um grupo de mulheres empreendedoras criado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres há dois anos. Ele conta com mais de 100 participantes, que realizam feiras na cidade.

Iniciamos o Empodera porque percebemos que muitas mulheres não saíam do ciclo de violência por falta de autonomia financeira. Muitas vinham à Prefeitura vender bombons e bolos no pote. Então, pensamos em criar o Empodera para capacitar essas mulheres, mostrar a importância de sair da informalidade e abrir seus MEIs. Realizamos várias feiras e formamos um grupo no WhatsApp, onde os negócios acontecem até hoje“, explicou Bernadete Iaciuk, diretora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

A diretora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Bernadete Iaciuk, comemora as novas oportunidades para as mulheres da cidade. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
A diretora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Bernadete Iaciuk, comemora as novas oportunidades para as mulheres da cidade. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *