Programa Mãe Pontalense será lançado nesta terça (28); em paralelo ao pré-natal, gestantes contarão com palestras, dinâmicas e oficinas


Por Flávia Barros Publicado 27/03/2023 às 19h31 Atualizado 18/02/2024 às 07h52
Programa terá encontros mensais com gestantes e atuará em conjunto com o pré-natal. Foto: Arquivo/EBC

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o serviço de pré-natal às gestantes de todo o país. O acompanhamento médico, tão importante para a saúde da mãe e do bebê, deve ser iniciado após a confirmação da gravidez, quando a mulher deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com um exame beta HCG positivo, também disponível em UBS e hospitais da rede pública. Segundo o Ministério da Saúde, são recomendadas no mínimo seis consultas de pré-natal durante toda a gravidez. Todos os municípios do Litoral seguem as normativas do SUS. No caso de Pontal do Paraná, esse acompanhamento irá além disso, a partir desta terça-feira (28).


MÃE PONTALENSE


Uma parceria entre as secretarias de Assistência Social, de Saúde e o Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) de Pontal do Paraná lançam o Programa Mãe Pontalense, das 14h30 às 16h desta terça, na Casa da Cultura no Balneário Primavera.

O objetivo do programa é proporcionar uma atenção integral, humanizada e qualificada à gestante durante o pré-natal, parto e pós-parto, incentivando o aleitamento materno e hábitos alimentares saudáveis, fortalecendo os vínculos afetivos e familiares, prevenindo riscos sociais e violações de direitos.

Serão realizados encontros mensais para orientação, acompanhamento e apoio às gestantes. Além de garantir que o pré-natal seja feito de acordo com a linha guia materno infantil e também atuar oportunamente, evitando a mortalidade de mulheres e bebês por causas previsíveis“, disse a secretária de Saúde, Carmen Santos, em conversa com o JB Litoral.

Ainda segundo Carmen, será feito um reforço das ações do pré-natal. “Incentivar o autocuidado e oferecer apoio para que as gestantes não tenham intercorrências. Assim, também poderemos identificar, precocemente, problemas que possam interferir no bem estar das gestantes e bebês, até atuar em questões sociais que podem afetar a saúde“, complementou a secretária.

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

O acompanhamento pré-natal é fundamental para assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais, atividades educativas e preventivas.

A Linha de Cuidado Materno Infantil do estado do Paraná é um conjunto de ações que visa garantir o acesso e a atenção integral e de qualidade às mulheres em seu período de gravidez e acompanhando às crianças até 2 anos de vida, na Rede de Atenção à Saúde.

O compromisso é com o desenvolvimento de ações que fortaleçam todos os pontos de atenção, desde a APS – Atenção Primária à Saúde, até a AAE – Atenção Ambulatorial Especializada e a AH – Atenção Hospitalar.


Lançamento do Mãe Pontalense:

Data: 28 de março de 2023
Horário: 14h30 às 16h
Endereço: Casa da Cultura – Av. Tom Jobim, 902 – Balneário Primavera.