Projeto de educação ambiental estimula a alimentação saudável no CMEI Gigi Bonatto, em Matinhos


Por Luiza Rampelotti Publicado 22/06/2023 às 17h09 Atualizado 18/02/2024 às 14h57

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gigi Bonatto, localizado em Matinhos, tem se destacado nos últimos seis anos com um projeto de educação ambiental chamado SEMEAR. A iniciativa abrange diversas atividades, como paisagismo, horta, pomar, jardim, alimentação saudável e bem-estar, servindo aos alunos as verduras e legumes cultivados na própria instituição.

A diretora do CMEI, Zulminéia Silva, conta que o Projeto SEMEAR tem como objetivo principal a alimentação saudável das 180 crianças matriculadas na unidade, além de contribuir para o paisagismo da unidade educacional e estimular a consciência ambiental desde cedo. “As crianças têm a oportunidade de acompanhar e participar ativamente de todas as etapas do processo, desde o plantio até a colheita. Elas aprendem sobre as sementes, o florescimento, o crescimento dos frutos e, por fim, presenciam o preparo dos alimentos que elas mesmas ajudaram a cultivar”, afirma.

180 crianças estão matriculadas na Educação Infantil, no CMEI Gigi Bonatto, e participam do projeto. Foto: Prefeitura de Matinhos

Ao longo desses anos, o projeto tem obtido bons resultados no que diz respeito à aceitação das crianças em relação às verduras e legumes. A diretora conta que, agora, elas consomem uma variedade muito maior de alimentos e demonstram satisfação durante as refeições. Além disso, elas se envolvem ativamente no preparo delas, o que promove uma relação mais próxima e consciente com a comida.

Segundo Zumineia Silva, as crianças também têm a oportunidade de conhecer e cuidar das árvores frutíferas, verduras, legumes e flores no jardim do CMEI. “Essa vivência enriquecedora se torna uma lembrança significativa para as crianças durante sua primeira fase educacional na educação infantil”, diz.

O projeto conta com a participação ativa dos alunos e da equipe do CMEI, e vai além do estímulo à alimentação saudável. Ele também desperta nas crianças uma preocupação genuína com os recursos naturais e promove a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e da adoção de práticas sustentáveis.

Dessa forma, as crianças se tornam mais próximas de questões que fazem parte do meio social e são incentivadas a agir de forma responsável em relação ao meio ambiente”, conclui a diretora.

A diretora Zulminéia Silva explica sobre a importância da consciência ambiental e da alimentação saudável. Foto: Prefeitura de Matinhos