Projeto de Jiu-jitsu reúne atletas de várias idades no CEU das Artes, em Paranaguá


Por Diogo Monteiro Publicado 25/08/2022 às 10h16 Atualizado 17/02/2024 às 15h51

A prática esportiva traz muitos benefícios para o corpo e para a mente. É com esse objetivo que o mestre Eduardo Simão, faixa preta pela GF Team, tem oferecido aos alunos do bairro Jardim Iguaçu a iniciação ao Jiu-Jitsu. Três vezes por semana, os atletas treinam no espaço CEU das Artes, em Paranaguá.

Ao todo, 36 alunos de várias idades participam semanalmente dos treinos; são criançadas a partir dos 5 anos, jovens de 15 anos e adultos acima dos 30 anos. Apesar de o projeto ser recém criado na região, o mestre já projeta a participação de metade dos seus alunos em uma competição que será realizada em setembro, na cidade de Curitiba. “Nós temos atletas que já treinavam antes em outra academia, como o atleta Wagner que está aqui conosco, mas estamos nos preparando para a primeira competição dessa equipe. No dia 18 de setembro teremos o Abu Dhabi National Tour, que será no Ginásio do Tarumã, em Curitiba, e teremos 12 alunos aqui de Paranaguá representando a cidade”, diz.

Até o momento, Eduardo Simão conseguiu inscrever oito atletas e busca apoio para conseguir levar mais alguns para fechar as lutas e ir em busca das medalhas para a cidade. “Nosso trabalho agora é conseguir apoio e patrocínio para que possamos levar mais representantes para Curitiba. Esse evento é grande e vai dar muita experiência para as nossas crianças. Durante a semana, estaremos buscando apoio para as inscrições de novos atletas e ajuda no transporte, já que a nossa ideia é levar boa parte da nossa equipe que está preparada para o desafio”.

Ana Júlia tem apenas 7 anos e o seu desejo é participar do primeiro campeonato. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

Sobre o projeto, o professor destaca a participação de crianças e adolescentes que são preparados para encarar os desafios da vida e competições, mesmo com pouco tempo de treinamento. “A nossa conduta nos treinamentos tem o objetivo de fazer com que os alunos não fiquem expostos a violência urbana e disponíveis para o tráfico de drogas, por isso, concentramos os treinamentos aqui no CEU das Artes três vezes por semana e seguimos uma doutrina de respeito, companheirismo e competitividade. A todo momento orientamos cada um sobre o que não devem fazer lá fora, explicando que o que se aprende no tatame se aplica somente aqui e não na rua. Eles entendem muito bem isso e conseguem assimilar essa responsabilidade no dia a dia”, comenta.

A atleta mais nova do projeto é a pequena Ana Júlia de Oliveira, moradora do Jardim Iguaçu, de apenas 7 anos. Ela gosta de frequentar os treinamentos e, segundo ela, o seu maior desejo é participar de um campeonato. “Eu gosto de treinar porque eu aprendi vários golpes e quero competir logo. Quero ser uma atleta profissional. Aqui já aprendi a dar “arm lock”, quando você faz a guarda no braço, entre outros. Eu treino com atletas maiores e é bem difícil, mas no campeonato vão ser crianças igual eu e estou preparada para ganhar deles”, conta.

Quem quiser participar do projeto, é só comparecer na segunda, quarta ou sexta-feira, das 19h30 às 21h30, no CEU das Artes, que fica na rua dos Jatobás, 560, próximo à Unidade de Saúde Guilhermina Mazzali Gaida. Mais informações sobre os treinamentos podem ser obtidas em contato com o mestre pelo telefone/Whatsapp (22) 99748-1207.