Projeto multidisciplinar leva alunos das salas de aula à praia, em Pontal do Paraná


Por Flávia Barros Publicado 31/10/2022 às 21h43 Atualizado 17/02/2024 às 20h30

Uma forma lúdica e diferente de aprender, que mescla teoria e prática, dentro e fora de sala de aula. É assim que os alunos da rede municipal de Pontal do Paraná estão aprendendo diversos assuntos por meio do projeto de Stand Up Paddle (SUP). Ele consiste em trabalhar atividades esportivas, educacionais, ecológicas, geográficas e de valores sociais utilizando materiais reutilizáveis para a construção de pranchas ecológicas de SUP. O foco é a valorização de aspectos regionais de Pontal do Paraná, aliando as temáticas da educação, esportes e meio ambiente.

DA SALA À PRAIA

Nos últimos dias, alunos da Escola Municipal Professor Ernesto Tavares de Campos puderam concluir o projeto SUP itinerante, em que todas as turmas participantes conferiram na prática a funcionalidade e a eficácia das pranchas ecológicas montadas por eles em sala de aula, supervisionados pelo professor responsável.

MATERIAIS E CONTEÚDO

Pranchas e remos foram confeccionados, principalmente, com a reutilização de garrafas pet, canos PVC, CDS e cones descartados.  

Os alunos participaram de aulas teóricas, montagem e aulas de campo, onde aprenderam sobre a modalidade esportiva SUP, questões ambientais, educação financeira e as características das praias locais, que são propícias à prática desse esporte aquático que vem ganhando cada vez mais adeptos.

A próxima a receber o projeto será a Escola Municipal Luiz Antônio Amatuzzi de Pinho.