Projeto “Pescador de Poesias”, de professora parnanguara, leva 1º lugar no maior evento de extensão do Sul do Brasil


Por Luiza Rampelotti Publicado 08/10/2024 às 16h35

O projeto literário “Pescador de Poesias”, desenvolvido pela professora Anne Kelly Souza, do Colégio Estadual José Bonifácio, em Paranaguá, foi premiado no SEURS 42 (Seminário de Extensão Universitária da Região Sul), em setembro, na cidade de Porto Alegre (42). O evento, considerado o maior na área de extensão do sul do país, reúne projetos de universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e coroou a iniciativa da professora parnanguara com o primeiro lugar, destacando-a entre os melhores trabalhos da região.

O nascimento de “Pescador de Poesias”

O projeto teve início em uma turma de 7º ano, em 2023, e se estendeu até 2024, como parte das atividades de língua portuguesa. Com duração de um ano, o “Pescador de Poesias” surgiu da proposta de trabalhar a poesia em sala de aula, alinhando as aulas de literatura com a produção criativa dos alunos.

Ao JB Litoral, a professora Anne conta que o projeto nasceu de forma orgânica, a partir de uma conversa informal em sala e das leituras que introduziram a turma à literatura universal. Um dos livros estudados foi o clássico “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway, que serviu de base para o desenvolvimento do tema central do projeto: o mar e a vida dos pescadores.

Apresentamos a literatura e a linguagem poética aos alunos, e eles começaram a criar suas próprias poesias. A ideia era conectar o conteúdo acadêmico com a realidade local, explorando a temática do mar e a vida dos pescadores do Litoral”, explica a professora. A produção dos estudantes, que incluiu desde poesias escritas até desenhos e pequenas criações artísticas como barquinhos e figuras de peixes, foi registrada em um portfólio que se tornou uma peça-chave para o sucesso do projeto.

Etapas e desenvolvimento

O projeto foi dividido em etapas, proporcionando um aprendizado multidisciplinar e engajante. Inicialmente, os alunos trabalharam com a análise de poemas e o estudo da linguagem poética, utilizando figuras de linguagem e outros recursos textuais.

As atividades de sala de aula se integraram à pesquisa de campo, quando os estudantes saíram para entrevistar pescadores no Mercado Municipal e no Rio Itiberê, em Paranaguá. “O contato direto com a realidade dos pescadores locais permitiu aos estudantes conhecer não apenas histórias de vida, mas também o dialeto e as tradições dessa comunidade”, conta a professora.

A experiência foi registrada em um documentário produzido pelos próprios alunos, que participaram de todas as etapas, desde o planejamento até a filmagem e edição. “Foi uma experiência incrível. Eles ficaram entusiasmados ao entrevistar os pescadores e documentar suas histórias. Além disso, puderam entender o que envolve a produção de um documentário e como aplicar os conhecimentos que adquiriram em sala de aula”, ressalta Anne.

Participação comunitária

Outro aspecto importante do projeto foi a mobilização da comunidade escolar e externa. Com o apoio de patrocinadores locais, a equipe conseguiu os materiais necessários para a realização de um evento físico, que incluiu a montagem de artigos e peças alusivas ao tema, como barcos e peixes. A colaboração entre a escola e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), parceira de longa data do colégio, também foi essencial para a execução do projeto.

Os frutos do trabalho foram celebrados em julho e agosto de 2024, quando os alunos realizaram uma tarde de poesia no colégio. Em um evento especial, montaram um “varal de poesias”, onde exibiram suas criações e participaram de uma oficina literária com a mesma temática. A iniciativa ainda não foi concluída totalmente, pois outras etapas estão previstas, como novas oficinas e atividades.

O reconhecimento no SEURS 42

O ápice do projeto foi a seleção para o SEURS 42, onde “Pescador de Poesias” foi apresentado como a melhor iniciativa da área de extensão escolar. O evento, que valoriza projetos de impacto social e educacional, reconheceu o trabalho da professora Anne e de seus alunos com a maior pontuação entre os participantes.

Foi um reconhecimento muito especial. Um projeto de leitura literária alcançar essa relevância mostra que há, sim, espaço para a literatura nas escolas. Fiquei muito feliz e orgulhosa do que conseguimos alcançar. O ‘Pescador de Poesias’ é a prova de que a poesia pode transformar o ambiente escolar e conectar os alunos com sua realidade local de uma maneira única“, afirma Anne.

Impacto pedagógico e legado

Além de fomentar o interesse pela literatura e pela escrita, o projeto incentivou a autonomia dos alunos na criação de conteúdo, desenvolvendo suas habilidades de pesquisa, interpretação e produção textual. Ao final, cerca de 40 alunos participaram.

Para a professora Anne, o reconhecimento no SEURS 42 é apenas o começo. “O projeto continua. Vamos realizar novas oficinas e buscar mais formas de explorar a poesia e a vida dos pescadores locais. A literatura está viva na escola, e queremos que ela continue a inspirar nossos alunos“, conclui a professora.

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