Projeto social oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu para jovens e crianças em Paranaguá


Por Redação Publicado 16/02/2023 às 13h36 Atualizado 18/02/2024 às 04h56

A ideia de ensinar jiu-jitsu para crianças em situação de vulnerabilidade social surgiu há três anos. O idealizador do projeto, Robert Figueira, dava aulas gratuitas na Vila Santa Maria, nas dependências da Associação Casa Missionária (ACM).

À princípio, a iniciativa funcionava por meio de doações dos moradores de Paranaguá. Porém, após mais de dois anos sendo realizado, o projeto chamou a atenção da Secretaria Municipal de Esportes (SESPOR) e passou a receber patrocínio da Prefeitura.

Foi graças à SESPOR que o professor pôde expandir as aulas para diversas regiões do município. Com a descentralização do esporte, dezenas de crianças tiveram acesso à iniciativa.

Através do apoio do poder municipal, o projeto passou a ofertar as aulas no Colégio Randolfo Arzua, no Ginásio Albertina Salmon, no Parque Agari, na Vila São Vicente e nos Centro de Referência da Assistência (CRAS) do Nilson Neves e do Valadares. Além disso, Robert continua com as aulas gratuitas na ACM.

Segundo Robert, o objetivo principal do projeto é proporcionar lazer aos jovens e crianças e tornar o esporte mais acessível. “Muitas pessoas não têm condições de pagar uma academia particular. Praticar as aulas custa caro. Então, com essas aulas gratuitas ofertadas pela Prefeitura de Paranaguá, fica a critério dos alunos a dedicação e o compromisso com o esporte”, afirma o atleta.

O professor ainda destaca a importância de promover ações que tirem jovens e adolescentes das ruas e do sedentarismo. “Com o esporte sendo acessado pela população em diversos bairros, eu acredito que podemos tirar muitos jovens das ruas e dos perigos que ela oferece, bem como proporcionar uma atividade de lazer para aqueles que têm apenas o celular como forma de entretenimento”, ressalta.

Eu acredito que muitos deles podem se tornar atletas profissionais, como meu filho que começou como atleta infantil e hoje é profissional e campeão mundial”, diz o professor. Foto: Reprodução

Projeto de futuro

Para Robert, muitos alunos têm potencial para se tornarem atletas profissionais. Ele conta que elas vêem seu filho, Robert Figueira Júnior, pentacampeão mundial de jiu-jitsu, como uma inspiração.

Eu acredito que muitos deles podem se tornar atletas profissionais, como meu filho, que começou como atleta infantil e hoje é profissional e campeão mundial. Muitos se inspiram nele e eu sempre digo: ‘Se ele conseguiu, vocês também podem conseguir‘”, garante o professor.

Atletas de projeto social de Paranaguá disputam etapa internacional de Jiu-Jitsu

Projeto de Jiu-jitsu Tatame atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em Antonina

Inscrições

Na última terça-feira (14) as aulas foram iniciadas no CRAS do Nilson Neves e já somam cerca de 30 crianças atendidas. Já as aulas no CRAS do Valadares serão iniciadas nesta sexta-feira (17) e a expectativa é de que o número de crianças participantes seja ainda maior.

Para se inscrever, os jovens e crianças interessados devem comparecer ao CRAS acompanhado dos pais ou responsáveis. Confira o horário e dia das aulas abaixo:

CRAS – VALADARES

Sexta-feira, turma 1: 19h30 às 20h30

Sexta-feira, turma 2: 20h30 às 21h30

CRAS – Nilson Neves

Terça-feira: 14h às 16h

Sexta-feira: 09h às 11h