Promovendo a Inclusão: Matinhos capacita professores para ensino de crianças com TEA


Por Amanda Batista Publicado 23/08/2023 às 14h38 Atualizado 18/02/2024 às 21h14
Aulas acontecem na Escola Wallace, em Matinhos. Foto: Divulgação.

A partir deste mês de agosto, a Secretaria de Educação de Matinhos promove capacitação para professores com o intuito de aprimorar habilidades na intervenção junto a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A capacitação, intitulada “Intervenção junto à criança com TEA”, terá início com uma aula inaugural na próxima quarta-feira (30), às 19h, no Centro de Eventos do SESC Caiobá, localizado na rua Dr. José Pinto Rebelo Júnior, nº 91.

Com carga horária de 60 horas, o curso será ministrado na Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva, situada no Centro de Matinhos.

Inscrição

Os interessados ​​devem entrar em contato com o Centro Municipal de Avaliação e Atendimento Especializado (CMAAE) de Matinhos, localizado na Rua Cerro Azul, nº 86, no Centro.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail cmaae.matinhos@gmail.com, ou pelo telefone (41) 3163-6423 (ramal 871), e pelo WhatsApp (41) 99832-9906.

Capacitação contínua

Em 2022, um grupo de 100 professores participou da capacitação. Entretanto, ao final do período letivo, a Secretaria verificou uma lacuna, já que a iniciativa não abrangeu outros profissionais, como o setor administrativo.

Em resposta à demanda, foi proposta a expansão do escopo dos cursos em dezembro de 2022. De acordo com a coordenadora de Educação Especial, Dabinei Lima Ferreira, a motivação por trás da expansão foi a necessidade de atender à demanda crescente por serviços de atendimento a crianças autistas nas escolas.

Como alguém com vasta experiência na área de educação especial, tenho testemunhado o crescimento do número de alunos autistas nas instituições. Por isso expandimos os cursos, para que outros profissionais, além dos professores, tenham a chance de aprender a lidar com essas crianças”, explica a coordenadora.

Novas turmas

Com o acréscimo, foram abertas três turmas distintas: uma direcionada ao quadro administrativo, uma para os educadores do ensino infantil e outra para os professores do ensino fundamental, a fim de garantir que todos os profissionais tenham conhecimentos sólidos sobre o TEA, explica o secretário de Educação, Mario Braga Neto.

Para o próximo ano, há planos de expandir a oferta, logo no início do período, incorporando mais três turmas, além de um curso específico para os pais”, conclui o secretário.