Psicólogo parnanguara lança livro em São Paulo; obra revela técnicas da Terapia do Esquema


Por Luiza Rampelotti Publicado 12/09/2022 às 17h33 Atualizado 17/02/2024 às 17h12

No final de agosto, o psicólogo parnanguara Odamir Meira Junior participou do lançamento do livro “Reescrevendo sua História através da Terapia do Esquema”, em São Paulo. Ele é coautor da obra que traz relatos de casos e histórias de pacientes que conseguiram superar suas dificuldades através do processo terapêutico.

Atuando na psicologia há cerca de 20 anos, Odamir vem de uma família tradicional de advogados em Paranaguá. Ele conta que a decisão de romper a tradição familiar veio após compreender que o tratamento mais completo para a saúde humana se encontrava na psicologia, já que ela lida com a saúde física e mental.

Acredito que é muito mais importante saber que uma parte de tudo aquilo que você sente está relacionado com aquilo que você pensa”, diz.

Ao JB Litoral, ele revela que começou a atender pacientes em uma época em que a profissão enfrentava muito preconceito no Brasil e, inclusive, em Paranaguá. “Me lembro que a cidade tinha uma grande questão em relação ao transtorno de pânico, onde as pessoas iam até o hospital com crises e, normalmente, eram mandadas para todos os especialistas, para realizar diversos exames, mas nunca ao psicólogo”, conta.

Terapia do Esquema

O profissional destaca que, na época, muito pouco se conhecia sobre as doenças psicológicas, mas que ele já atuava no tratamento desses transtornos. “Os psicólogos eram sempre os últimos da lista para serem consultados, não existia nem encaminhamento médico para esse fim”, relembra.

Ao longo dos anos e com o avanço do acesso às informações sobre doenças psicológicas e a importância do tratamento terapêutico, Odamir comenta que o preconceito foi sendo combatido e vencido. “Felizmente, para mim, as coisas sempre tiveram um caminho bacana na profissão, sempre tive pacientes, depois vieram os resultados expressivos e, então, os estudos de casos”, diz.

Foi durante esses estudos de casos que o psicólogo, junto com outros profissionais, decidiu escrever o livro sobre a Terapia do Esquema, técnica que ele utiliza há mais de 10 anos em sua abordagem terapêutica. A obra foi escrita em, aproximadamente, um ano, durante a pandemia de Covid-19.

Segundo ele, a Terapia do Esquema é a técnica mais atualizada de tratamento, focada no “aqui e agora”, e que junta várias abordagens para auxiliar os pacientes que necessitam de resultados mais rapidamente. “No livro, que foi pensado para os pacientes, para que as pessoas pudessem ter algo mais prático como consequência do que é feito na terapia, eles podem ter um guia da técnica da Terapia do Esquema. Ao mesmo tempo, é um livro de auto ajuda, porque a pessoa pode se identificar nele, pois existem vários personagens e relatos de casos”, explica.

Para quem quiser adquirir um exemplar da obra, é possível encontrar na Clínica de Psicoterapia Odamir Meira Jr, localizada no 2º andar do Palácio do Café (avenida Arthur de Abreu, nº 29). O telefone é (41) 3422-6962 ou WhatsApp (41) 98771-1960.

Psicólogo participará de uma live sobre Saúde Mental, no dia 16, nos canais da Editora Leader.

Odamir elenca alguns pontos importantes que devem ser avaliados para que a pessoa decida sobre procurar a terapia:

  • Caso apresente diminuição da qualidade de vida;
  • Se não está dormindo direito;
  • Sente muita ansiedade;
  • Não consegue render o que rendia na atividade laboral;
  • Começa a sentir muita tristeza, não querer mais a vida, achar que não é importante para a vida;
  • Tem muita variação de humor, crise de raiva, angústia;
  • Sensação de que não pode permanecer nos lugares em função de pensamentos inadequados;
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer a qualquer momento;
  • Não tem vontade de sair da cama;
  • Sente muita agitação e dificuldade de concentração.

Sobre o tratamento, ele informa que é individualizado e que cada paciente tem uma identidade própria e que cada doença tem a sua própria história. “Os caminhos normalmente são diferentes para cada um, mesmo a doença ou os sintomas sendo similares. O tratamento é um conjunto de técnicas, no qual o paciente também atua, e onde o profissional tem ferramentas para informar à pessoa qual caminho tomar para obter, entre aspas, a cura”, conclui.