Quarteto gigante: esculturas chegam a 4 e encantam moradores e turistas em Pontal do Paraná


Por Flávia Barros Publicado 10/01/2024 às 16h23 Atualizado 06/02/2024 às 14h30
|||

Sejam caiçaras ou visitantes, é impossível não parar diante delas, nem que seja para registrar uma foto ou apenas admirá-las. As esculturas gigantes de Pontal do Paraná, que já chamavam a atenção com o caranguejo, no balneário Shangri-lá, e a tartaruga, em Pontal do Sul, agora ganharam mais dois integrantes para o time: um camarão, em Praia de Leste, e um robalo, no Guaraguaçu. A exemplo das duas primeiras, as novatas foram feitas por Guilherme da Silva Ferreira, 44 anos, mais conhecido como Índio Artesão. As obras foram contratadas na modalidade de inexigibilidade de licitação e custaram, juntas, R$ 113 mil.

Medidas e motivos

Com estrutura de sustentação em ferro revestido de concreto, o camarão tem 6 m de altura e uma circunferência de 1 m em seu contorno. Já na comunidade do Garaguaçu, um peixe robalo fisgado em uma vara de pesca tem altura de 4 m e circunferência de 2 m.

Segundo a Turismóloga da Prefeitura de Pontal do Paraná, Luciana Goldschmidt Costa, as esculturas turísticas no município, além de agregar valor estético ao ambiente, são planejadas para representar a rica biodiversidade da fauna marinha da região e contar um pouco da história da cidade, representando cada comunidade e balneário em que são instaladas.

A tartaruga Gigante foi escolhida pela comunidade para representar a ‘Dermochelys coriacea’, que, por diversas vezes, utilizou as areias do balneário de Pontal do Sul para a desova. O caranguejo é uma homenagem ao caranguejo uçá, abundante na região e uma referência ao ‘Festival do Caranguejo’, evento tradicional que acontece no balneário Shangri-lá na época de verão”, contou Luciana ao JB Litoral.

As novas esculturas seguiram os mesmos critérios.

O camarão representa a ‘Festa do Camarão e do Chope’, a Camacho, em Praia de Leste, e o robalo a pesca esportiva da espécie, no Rio Guaraguaçu. A visita às esculturas em Pontal do Paraná proporciona momentos de lazer, além da oportunidade de levar para casa fotos incríveis e um pouquinho da história e cultura locais”, completou Luciana Costa.

A quinta escultura, já contratada também ao Índio Artesão, ao custo de R$ 45 mil, será o busto de uma enfermeira. Medindo cerca de 3 m, a estrutura será instalada em frente à Policlínica, em homenagem ao trabalho de todos os profissionais da Saúde durante a pandemia da Covid-19.