Ratinho Junior anuncia R$ 1 bi em investimentos para o Litoral; obras devem começar até 2024


Por Luiza Rampelotti Publicado 07/02/2023 às 16h34 Atualizado 18/02/2024 às 04h20
A obra de maior valor é a do Moegão Ferroviário do Porto de Paranaguá, que custará R$ 592 milhões. Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL

Nesta terça-feira (7), o governador Ratinho Junior anunciou um pacote bilionário de investimentos para o Paraná. As obras, em todo o Estado, chegam a R$ 3,4 bilhões, e o Litoral foi contemplado com serviços importantes para a região no valor de R$ 1 bilhão e 13 milhões.

De acordo com o governador, as obras serão licitadas neste ano e devem começar até 2024. Uma intervenção muito aguardada pela população e que será feita por meio deste pacote é a duplicação da rodovia Matinhos – Praia de Leste, nos 14,5 quilômetros de extensão entre o Canal de Matinhos e a intersecção entre a PR-412 e a PR-407, em Pontal do Paraná.

Todo o trecho será restaurado e, ainda, ganhará a implantação de um novo viaduto no trevo da Avenida Curitiba, readequação dos cruzamentos e implementação de vias marginais. Orçada em R$ 309 milhões, a obra vai resolver um dos principais gargalos do trânsito no Litoral, especialmente no período de alta temporada do verão.

Outra duplicação muito pedida pelos moradores da região é a da rodovia Guaratuba – Garuva. De acordo com Ratinho Junior, esta também será realizada integralmente nos 12,8 quilômetros do trecho paranaense da rodovia.

A obra contemplará melhorias no entroncamento com a PR-808, que dá acesso para Itapoá (SC); a implantação de um viaduto no balneário de Coroados e; a reforma ou reconstrução da ponte sobre o Rio da Praia. O investimento será de mais de R$ 100 milhões.

Outro anúncio envolve o Binário de Pontal do Paraná, um investimento de R$ 12 milhões. Ele terá adequação de vias municipais com implantação de novo pavimento, em padrão rodoviário, para atender o tráfego municipal, desafogando a PR-412. Inclui a execução de um novo viaduto em entroncamento com a rodovia estadual.

Com a engorda da Orla de Matinhos, começamos a colocar o Litoral como uma grande prioridade para receber recursos em infraestrutura. A duplicação entre Matinhos e Pontal do Paraná, com vias marginais e ciclovia e a pavimentação, a duplicação dos 13 km da PR-412 entre Garuva e Guaratuba, e a construção de um binário no acesso de Pontal do Paraná dão uma solução definitiva para o fluxo de trânsito da região, além de se juntarem a outras obras que estão em andamento e outras que iniciam em breve, como a Ponte de Guaratuba”, disse o governador.

Anúncio foi feito nesta terça-feira (7); obras serão realizadas em todas as regiões do Estado. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Moegão Ferroviário em Paranaguá

A menina dos olhos do Paraná, o Porto de Paranaguá, não ficou de fora e receberá o maior investimento do Estado: R$ 592 milhões. O governador confirmou a construção da nova moega ferroviária que vai centralizar a descarga dos trens que chegam ao porto.

A estrutura terá quase 600 mil metros quadrados, o suficiente para o descarregamento simultâneo de 180 vagões em três linhas independentes, o que permitirá um aumento de 63% na capacidade de descarregamento, passando de 550 para 900 vagões ao dia. A expectativa é de que mais 24 milhões de toneladas de grãos e farelos saiam anualmente por Paranaguá, ampliando de 14,9% para 50% a participação do modal ferroviário no transporte de cargas que passam pelo porto.

O Governo do Estado destaca, ainda, que a obra também vai gerar uma economia de 30% nos custos de transporte, diminuir os impactos ambientais com 73% a menos de CO2 emitido e melhorar o trânsito na cidade, com menos cruzamentos entre a linha férrea e as ruas. 

Além da moega exclusiva, os acessos dos Terminais da Região Leste do Porto de Paranaguá serão reestruturados, otimizando a capacidade de recepção de cargas nos modais rodo e ferroviário. A obra envolve novas galerias de transporte para levar os produtos descarregados no moegão até os terminais logísticos da área portuária.

Novos 40 mil empregos no Estado

De acordo com estudos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), as obras, que foram anunciadas para todo o Paraná – com duplicações, pavimentações e melhorias de rodovias e vias urbanas, além da construção de pontes e viadutos, modernização de estradas rurais e novas estruturas portuárias – devem gerar cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos ao longo dos próximos dois anos na construção civil, indústria e comércio, além de representar impacto de 0,4 ponto percentual no crescimento do PIB em 2023 – variável que pode ser maior no futuro com a instalação de novos negócios nas regiões beneficiadas.

*Com informações da AEN