Recenseadores do IBGE promovem ação para alcançar moradores que ainda não responderam ao Censo


Por Redação Publicado 11/02/2023 às 13h11 Atualizado 18/02/2024 às 04h38

Paranaguá está passando por um processo de revisão dos setores do Censo 2022, por isso, agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão por toda a cidade. No município, houve um atraso na pesquisa gerado pela recusa dos moradores em atender os recenseadores do Instituto.

Para agilizar a coleta de informações, o IBGE disponibilizou 10 recenseadores na região da Ilha dos Valadares na sexta-feira (10). A ação visa atingir as pessoas que ainda não responderam à pesquisa.

Os municípios de Guaraqueçaba, Morretes, Antonina, Guaratuba e Matinhos estão finalizados, enquanto Pontal do Paraná também segue em processo de finalização do recenseamento.

A conclusão do Censo 2022 estava inicialmente prevista para o dia 31 de outubro de 2022. Porém, com a resistência dos moradores, o recenseamento foi adiado para meados de dezembro e, posteriormente, estendido para janeiro de 2023, apesar dos esforços dos agentes em demonstrar a legitimidade da pesquisa.

Temos dificuldades de encontrar as pessoas em casa, lidamos com muitas recusas (pessoas que se negam a responder ou que não atendem os recenseadores) e casas com muro alto ou de fundos que não conseguimos verificar se tem alguém no momento“, afirma o consultor do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Jobel Coelho Filho.

Outros obstáculos, como o acesso a condomínios e bairros com restrições de segurança são alguns dos entraves encontrados pelos agentes. “Muitas vezes, as pessoas se negam a colaborar com a pesquisa por medo de golpes e questões de segurança. Porém, todos os funcionários do IBGE podem ter sua identidade verificada no site do Instituto e através do QR Code no crachá dos funcionários. Vale frisar que todos os dados coletados são utilizados apenas para fins estatísticos e não serão divulgados“, garante o consultor.

Censo

O IBGE informou que os resultados do Censo 2022 devem ser divulgados em abril de 2023. “Em fevereiro e março, permanecerá em andamento o processo de revisão, controle de qualidade e apuração do Censo, com tentativas de reversão de recusas, revisitas a domicílios com morador ausente para realização de entrevistas, além de verificação de domicílios vagos, de uso ocasional, possíveis duplicidades e omissões e preparação para divulgação”, disse o órgão em nota.

Realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística coleta informações em todo o Brasil e repassa para o Governo Federal. A pesquisa, além de contabilizar a população brasileira, coleta dados sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura e coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet.

Todas essas informações são cruciais para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas na pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.

O morador que ainda não foi entrevistado pelo Instituto e deseja fazer a coleta, deve ligar para o escritório do IBGE em Paranaguá pelo número (41) 3423-0090.