Reconhecimento facial de alunos será obrigatório nos ônibus de Pontal do Paraná a partir de 2024; emissão dos cartões segue até dia 2


Por Luiza Rampelotti Publicado 29/01/2024 às 14h11 Atualizado 06/02/2024 às 15h26

Uma grande mudança será implementada no sistema de transporte escolar em Pontal do Paraná. A partir do ano letivo de 2024, o acesso aos ônibus escolares será realizado exclusivamente por reconhecimento facial. A inovação faz parte das alterações implantadas em dezembro de 2023 no sistema de transporte coletivo do município.

A confecção e emissão dos novos cartões começaram no último dia 23 e seguirão até 2 de fevereiro, com horário de atendimento das 8h às 16h30. Para garantir o acesso ao novo cartão de embarque, é necessário que os pais e/ou responsáveis dos alunos regularmente matriculados em determinadas escolas compareçam à sede da Oceânica Sul, localizada na Rua Estoril nº 924, Balneário Praia de Leste, para solicitar o novo cartão de embarque.

Escolas contempladas

As escolas contempladas são o Colégio Estadual Paulo Freire (Praia de Leste), Colégio Estadual Hélio Antônio de Souza (Praia de Leste), Colégio Renne Carvalho de Amorim (Ipanema), Colégio Estadual Maria Helena Teixeira Luciano (Shangri-lá), e Colégio Estadual Sully da Rosa Vilarinho (Pontal do Sul). Este cartão, válido para o ano letivo, será emitido pela empresa responsável pela operação do transporte coletivo em Pontal do Paraná.

Além dos documentos pessoais, como RG e CPF, é necessário apresentar a declaração de matrícula expedida pelo colégio. Durante o processo de solicitação do novo cartão, os estudantes serão fotografados, e essa imagem será inserida no sistema de reconhecimento facial instalado nos ônibus.

O prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, enfatiza a importância dessa inovação como uma exigência no contrato de concessão do transporte coletivo pontalense. “Esta medida visa não apenas aprimorar a segurança no transporte escolar, mas também garantir que o acesso seja feito de maneira eficiente e exclusiva aos estudantes regularmente matriculados. A tecnologia de reconhecimento facial trará benefícios significativos para toda a comunidade escolar, proporcionando um transporte mais seguro e moderno“, afirma ao JB Litoral.