Rede Municipal de Educação de Matinhos contrata 31 novos professores
Em meio a um cenário de desafios na educação devido ao período pandêmico, a Prefeitura de Matinhos tem apostado na contratação para fortalecer a qualidade do ensino. Na semana passada, 31 novos professores iniciaram as aulas em oito escolas da rede municipal.
Os profissionais começaram na última quarta-feira (5), depois da cerimônia de posse realizada no auditório da Escola Municipal Francisco dos Santos Júnior, que contou com a presença do secretário de Educação Mário Braga Neto e sua equipe, assim como os responsáveis pelo departamento de Recursos Humanos da Prefeitura.
O secretário de Educação, que também é professor, destacou a importância da contratação para a Rede Municipal de Ensino. “Havia uma carência de professores nas unidades escolares, estávamos com o quadro desfalcado e esses novos profissionais vêm para atender a demanda dos alunos que tem aumentado significativamente”, explica ao JB Litoral.
Após todas as etapas do concurso público nº 90/2022, elaborada no ano passado, como a conclusão da prova objetiva e prova de títulos, concluídas em fevereiro deste ano, foi feita a homologação do resultado final e classificação dos novos pedagogos. Ao todo, foram 33 convocados e que realizaram os exames admissionais, sendo 31 aptos ao cargo.
Os novos contratados vão atuar nas unidades Caetana Paranhos, Francisco dos Santos Junior, Wallace Tadeu de Mello e Silva, Luiz Carlos dos Santos, Monteiro Lobato, Pastor Elias Abrahão, José Wigando Mendes e Pingo de Gente.
“Agora podemos aumentar a oferta de horas/atividade, além de melhorar o apoio especializado para os alunos que têm necessidades especiais e, também, a atender todas as demandas com mais tranquilidade”, diz Mário Braga.
Os novos professores receberão o piso salarial, conforme Lei Federal, que é de R$ 2.210,00 para 20 horas semanais, e terão aumento progressivo conforme as diretrizes da categoria.
“Eles começaram nas escolas municipais, ganhando o salário base, mas depois, com o passar do tempo, haverá a progressão dos salários e eles poderão ser realocados para lecionar outras disciplinas ou nas unidades dos CMEIs”, afirma o secretário de Educação.
Na cidade, existem 22 unidades de ensino municipal, sendo sete escolas e 15 Centros de Educação Infantil (CMEI), que abrigam mais de 5.2 mil crianças matriculadas. Atualmente, a cidade possui 318 professores.
Investimento em educação
Na última semana de março, a Secretaria de Educação de Matinhos realizou a entrega simbólica de 22 kits escolares para estudantes da rede na Praça Municipal. Ao todo, a gestão investiu R$ 2.518.707,26 na compra dos materiais que foram distribuídos para 5.200 alunos.
Os kits, que contemplaram crianças de 6 meses a 11 anos de idade, visam auxiliar os educadores no decorrer das atividades de todo o ano letivo. “Os materiais que os educandos recebem amparam o trabalho pedagógico em sala de aula e também nas atividades de casa. Muitas famílias não têm condições de comprar os materiais, então, desta forma, garantimos o acesso com mesma qualidade a todos os educandos matriculados”, afirmou o secretário ao JB Litoral.