Referência em movimentação de contêineres na América do Sul também tem olhar atento à comunidade e investe em esportes


Por Flávia Barros Publicado 29/07/2023 às 11h48 Atualizado 18/02/2024 às 18h58

Ela é gigante. Responsável por administrar o Terminal de Contêineres de Paranaguá – maior terminal de contêineres da América do Sul, a TCP vem acumulando recordes de movimentação em 2023. Mas, como preza o crescimento sustentável, a empresa não mira apenas nos resultados operacionais; ela também tem como premissa o comprometimento com a comunidade do entorno, além do bem-estar e a preservação do meio-ambiente.

Para embasar seu papel social, a empresa apoia diversos projetos culturais, esportivos, entre eles os voltados a crianças e adolescentes, por meio de aportes financeiros.

Histórico


A prática de aportes é antiga na companhia. De 2007 até o começo de 2023, ela já havia aportado 46 projetos por meio de leis de incentivo. Para a promoção de iniciativas voltadas ao esporte, a TCP apoiou três projetos dedicados ao Futsal, Vôlei e Handebol em 2022. Para este ano, outros apoios estão em andamento.

A gerente de Marketing e Assuntos Administrativos, Patrícia Cobra, ressalta que a empresa tem compromisso com o desenvolvimento sustentável de Paranaguá e região.

A TCP apoia projetos que estão cadastrados na Lei de Incentivo ao Esporte, com foco e prioridade em projetos que sejam realizados em Paranaguá e em comunidades próximas, como Curitiba e região litorânea, entre eles os projetos esportivos”, afirmou Patrícia em conversa com o JB Litoral.

Graças ao apoio da TCP, projeto de futsal já rende títulos aos adolescentes participantes. Foto: TCP

Trimestral


O apoio é realizado por meio de aportes trimestrais em projetos cadastrados na Lei de Incentivo ao Esporte.

Somente projetos via lei de incentivo voltados para o esporte no Litoral podem receber aportes nosso. No ano passado tivemos projetos beneficiados dedicados ao futsal, vôlei e handebol. Em março de 2023 foram realizados aportes para Handebol e em junho para projetos com foco no futebol e também no Handebol”, reforçou a gerente.

Programa


O apoio está subordinado ao Programa Socioesportivo TCP de Patrocínio, cujo objetivo é contribuir para que o esporte se efetive como uma ferramenta de transformação social em Paranaguá e região insular. Ainda segundo Patrícia Cobra, “por meio dos aportes fiscais, a empresa consegue estreitar os laços com a comunidade e cooperar com o investimento na região”, disse a gerente.

Entre as instituições beneficiadas está a Associação de Pais e Amigos do Futsal (Apaf), que atua em Paranaguá. O projeto é voltado para crianças e adolescentes que recebem aulas e podem participar de campeonatos. Ao todo, 300 pessoas já foram beneficiadas por ele.

Outra iniciativa voltada para o esporte é o da Associação de Handebol de Paranaguá, realizadora do programa 7 Metros. Por meio de um esporte olímpico, ele busca a inclusão social dos alunos. Para participar, a criança ou o adolescente devem estar matriculados e cursando uma instituição de ensino. Os estudantes que apresentarem aptidão na modalidade são convidados para competições.

O caminho


Os interessados que possuam os projetos cadastrados na Lei de Incentivo ao Esporte, e que estejam com toda a documentação regularizada com o governo e instituição bancária, podem enviar a proposta para o e-mail comunicacaointerna@tcp.com.br

Dentro de casa também tem!


E o reconhecimento dos benefícios das práticas esportivas não se restringem ao público externo. Para os colaboradores, a área de Saúde da TCP promove campanhas, webinars e comunicações, incentivando a busca por uma vida mais saudável. “Além disso, os colaboradores têm acesso ao Gympass, aplicativo que oferece uma rede de academias, estúdios, aulas, personal trainers e aplicativos de bem-estar”, finalizou Patrícia Cobra.