Regional de Saúde tem queda na incidência de casos da Covid-19; Veja os números


Por Marinna Prota Publicado 14/04/2021 às 20h25 Atualizado 15/02/2024 às 23h26
leitos, covid-19,

Por Marinna Protasiewytch e Diogo Monteiro

O JB Litoral reuniu nesta quarta-feira (14) os principais dados sobre a Covid-19 no litoral paranaense. Segundo o Boletim Informativo da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), a Regional de Saúde do litoral (1ª RS Paranaguá) caiu no ranking do coeficiente de incidência, ficando atrás das regionais de Foz do Iguaçu, Toledo e Telêmaco Borba.

Segundo a SESA da última quarta-feira (7) até hoje (14) houve um aumento de 366 casos, chegando a um total de 9.183 contaminados para cada 100 mil habitantes. Apesar disso, a RS caiu para a quarta posição por conta do aumento expressivo ocorrido nas outras três cidades. O índice que mede a taxa de mortalidade da doença também subiu, de 205,5 para 218,8 para cada 100 mil habitantes.

Óbitos no HRL

Paranaguá atingiu a marca de 300 mortes por Covid-19 nesta quarta-feira. O boletim do Hospital Regional do Litoral (HRL) de Paranaguá, atualizado nesta manhã, informou que ocorreram mais duas mortes em decorrência da doença. Uma mulher de 57 anos e um jovem de 29 anos, ambos parnanguaras.

Segundo o boletim 1.008 novos casos do novo coronavírus foram confirmados pelo hospital. Dos 50 pacientes internados na ala covid, apenas um foi negativado para o vírus e 7 casos ainda estão em investigação.

Conforme informações da SESA, a Regional de Saúde do Litoral chegou ao total de 656 mortos em decorrência desta doença pandêmica.

Os números tem nome!

Foto/Reprodução Facebook

Nas últimas 24h a cidade de Paranaguá perdeu três pessoas que geraram comoção nas redes sociais.  Na tarde desta terça-feira (13), a perda do advogado e empresário, Luiz Hamilton Zanon, de 29 anos, causou angústia para amigos e familiares, mas também demonstrou que a doença tem atingido cada vez mais pessoas jovens.

(Foto: Arquivo pessoal/Facebook)

Outra morte também lamentada por parentes e amigos foi a de Domingos Rodrigues, mais conhecido como Mingo. Ele faleceu na terça, também em decorrência das complicações causadas pela Covid-19. Domingos era atleta e participava de diversas corridas e maratonas pelo litoral. Amigos e familiares lamentaram a morte dele, que havia recebido a primeira dose da vacina há poucos dias.

Nesta quarta-feira (14), João Augusto Brito de 70 anos, funcionário comissionado da Secretária Municipal do Trabalho (Semtra), também veio a óbito. A morte dele comoveu amigos de trabalho e familiares. Augusto Brito estava internado na capital há alguns dias e não resistiu ao novo coronavírus. A prefeitura de Paranaguá emitiu uma nota de pesar pela morte de Brito.

“A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho (Semtra), comunica com pesar o falecimento do servidor José Augusto Brito, nesta quarta-feira, 14. A Prefeitura e a Semtra se solidarizam neste momento de profunda tristeza para a família, amigos e colegas da profissão”, diz o texto divulgado nas redes sociais.