Reinauguração do CRAS Canoas, em Pontal do Paraná, marca conclusão das obras de reforma


Por Luiza Rampelotti Publicado 04/07/2023 às 13h19 Atualizado 18/02/2024 às 15h46
O Centro de Referência está localizado na Alameda Tibet, Balneário Canoas, em Pontal do Paraná, e atende de segunda a sexta-feira. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

No final de junho, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Canoas, localizado em Pontal do Paraná, foi reinaugurado após a conclusão das obras de revitalização. Os trabalhos foram necessários devido aos danos causados pelo ciclone que atingiu a região em 2020.

Durante o processo de reforma, o telhado foi reparado, novas calhas foram instaladas e o forro foi substituído. Além disso, a parte elétrica recebeu melhorias, um novo portão foi colocado, o antigo muro de palitos de concreto foi substituído por um muro com grades, e foram feitos ajustes na entrada, incluindo a instalação de um toldo e trabalhos de jardinagem. O serviço foi realizado pela empresa Construtora Madeira Nobre, que venceu a licitação realizada para o fim, em novembro do ano passado, pelo valor de R$ 51.8 mil.

O CRAS Canoas é responsável por oferecer serviços públicos de proteção social básica às famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o Centro de Referência atende 3.546 famílias que residem nos balneários da região, abrangendo desde o Guarapari até Monções, além dos moradores do Jardim Canadá, Jardim Jacarandá, Chácara São Pedro, Areial, Guaraguaçu, Colônia Pereira e a Aldeia Indígena Tekoa Karaguatapoty (Sambaqui).

As atividades realizadas pelo centro são constituídas pelos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que visam o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários. Atualmente, o CRAS Canoas conta com seis grupos do SCFV, dois grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e oito turmas de violão.

A reinauguração do local contou com a presença do prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, da vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Patricia Millo Marcomini, e da coordenadora do CRAS Canoas, Tarcimeri Serpa dos Santos. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Atendimento às famílias

A assistente social e coordenadora do CRAS Canoas, Tarcimeri Serpa dos Santos, avalia que as reformas e melhorias do CRAS Canoas proporcionarão um espaço mais adequado e acolhedor para o desenvolvimento das atividades oferecidas. “Com um ambiente revitalizado, o Centro de Referência continuará desempenhando um papel fundamental no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão social e o fortalecimento dos vínculos comunitários”, diz.

No primeiro semestre deste ano, o educador social e facilitador do CRAS abordou temas como direitos de cidadania, combate ao trabalho infantil e outras formas de violência contra crianças, adolescentes e idosos. Além disso, foram realizados passeios a praças, balneários e outros locais do município, estimulando o lazer, o brincar e a prática de atividades esportivas e culturais junto aos atendidos.

Ademais, o CRAS Canoas oferece uma variedade de atividades e programas para fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Destacam-se o grupo RECICRAS, composto por mulheres atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, que está em funcionamento desde março. O grupo conta com o apoio de uma artista voluntária, que ensina as participantes a produzirem artesanatos com materiais recicláveis que são comercializados na Feira Empodera.

Além disso, o Centro de Referência promove oficinas práticas e teóricas sobre o projeto de horta comunitária, que acontecem todas as terças-feiras pela manhã. As oficinas são acompanhadas por uma facilitadora e contam com a participação de adolescentes, adultos e pessoas idosas, proporcionando um ambiente de aprendizado e interação com a natureza.

O CRAS também conta com uma equipe dedicada ao cadastramento do Cadastro Único, composta por duas entrevistadoras e um gestor. Atualizando o Cadastro Único, os indivíduos têm a oportunidade de acessar os programas sociais federais, estaduais e municipais disponíveis.

Como acessar

Desde 2021, foi implantado no município o Posto Avançado de Benefícios Eventuais, uma extensão do CRAS Canoas. Nesse posto, são oferecidos atendimentos do Cadastro Único e Serviço Social, e os Benefícios Eventuais são concedidos de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Lei Municipal nº 1547/2015 e pela Lei Federal nº 8742/1993, em consonância com a Lei nº 12.435/2011.

Para mais informações sobre os serviços e acesso ao CRAS Canoas, os interessados podem procurar a recepção e a equipe técnica, composta por assistentes sociais e psicólogos. O Centro de Referência está localizado na Alameda Tibet, Balneário Canoas, em Pontal do Paraná, e atende de segunda a sexta-feira e disponibiliza os seguintes canais de contato: telefone (41) 3455-9610 e WhatsApp (41) 93500-7730.

Como se cadastrar no CadÚnico e Bolsa Família

Para se cadastrar nos benefícios sociais, é necessário agendar atendimento via telefone, às segundas, quartas e sextas-feiras. A seguir, confira a documentação necessária para o CadÚnico e Bolsa Família:

Responsável

✓RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho;

✓Comprovante de Renda;

✓Extrato Seguro Desemprego;

✓Extrato Aposentadoria;

✓Comprovante de endereço (Copel/Sanepar);

✓Termo de responsabilidade e guarda; (casos de crianças menores e pais ausentes).

Demais integrantes da família

✓RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho (adultos);

✓Comprovante de Renda;

✓Extrato Seguro Desemprego;

✓Extrato Aposentadoria;

✓Certidão de Nascimento (aluno);

✓Declaração de Matrícula atualizado(aluno).

*Com informações do CRAS Canoas e Prefeitura de Pontal do Paraná