Representantes do Litoral participam do II Encontro das Primeiras-Damas do Paraná


Por Redação Publicado 22/03/2023 às 16h43 Atualizado 18/02/2024 às 07h28

Aconteceu, na terça-feira (21), o II Encontro das Primeiras-Damas do Paraná – A Força da Mulher Paranaense, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento, que contou com a presença de 300 participantes, entre prefeitas, primeiras-damas e assistentes sociais, teve como objetivo apresentar políticas públicas de proteção, saúde e empreendedorismo feminino.

A vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Millo (MDB), a secretária de Gabinete Institucional de Paranaguá, Christiane Yared (PP), e a secretária Municipal de Governo de Morretes, Miriélen da Cunha (PSB), marcaram presença no encontro.

Entre as iniciativas apresentadas durante o evento, está o Banco da Mulher Paranaense, da Fomento Paraná, que oferece linhas de microcrédito de até R$ 20 mil para empreendimentos informais, Microempreendedoras Individuais (MEIs) ou microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil.

As participantes também conheceram o Ame-se, site que reúne diferentes iniciativas de todas as Secretarias de Estado em um único local, centralizando serviços que possam orientá-las de forma simples e descomplicada.

A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, presidiu o evento e falou sobre a importância da iniciativa para que o Governo do Estado conheça as necessidades de cada região e ponha as mulheres como protagonistas nas políticas públicas.

Nosso propósito é estreitar laços e mostrar que essa união é essencial. Onde está a população que nós precisamos atender e fazer a diferença? Ela está nas cidades, então precisamos otimizar esse trabalho, que tem que ser em conjunto para que faça a diferença na vida da população paranaense”, afirmou a primeira-dama.

Luciana também destacou o papel das mulheres na Assembleia Legislativa do Paraná, que passou de 5 para 10 deputadas estaduais, o maior número da história do Legislativo em quase 170 anos.

Representantes de Paranaguá, Pontal do Paraná e Morretes

Para a secretária de Gabinete Institucional de Paranaguá, Christiane Yared, o encontro é uma oportunidade para que as funcionárias das prefeituras conheçam as novas iniciativas do governo estadual e divulguem os trabalhos realizados nos municípios.

O encontro foi muito produtivo. Foi apresentado a todas as participantes projetos relacionados à mulher, falaram sobre oportunidades como o banco da mulher, que proporciona juros mais baixos e ainda tivemos apresentações de representantes do estado. No próximo encontro, pretendemos mostrar o trabalho das nossas mulheres do litoral, fazer vídeos e presentear a primeira dama do estado com o artesanato de cada município”, afirmou.

A vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Millo Marcomini, fala sobre a relevância do debate sobre protagonismo feminino e participação da mulher na vida pública do estado para diminuir a desigualdade de gênero.

Esses espaços são extremamente importantes para discutir o protagonismo da mulher na política, bem como discutir questões de empreendedorismo feminino, equidade de gênero, prevenção contra a violência doméstica, entre tantas outras pautas. Depois do encontro, voltamos para os nossos municípios com a esperança de que as diferenças sejam dirimidas, mesmo sabendo que existe um longo caminho pela frente”, concluiu.

Segundo a secretária Municipal de Governo de Morretes, Miriélen da Cunha, observar a atuação de mulheres na organização de políticas públicas que impactam no coletivo recupera a dignidade das demais. “Não adianta pensar em conquistas de direitos se os direitos já garantidos não têm o alcance que deveriam. Então, foi extremamente sensível da parte da primeira dama promover o evento. Foi importante para nós conhecermos e irmos atrás do caminho das coisas. A assinatura do Fundo da Mulher, a apresentação de políticas públicas, mostrar esse suporte para as servidoras, já é uma evolução cultural que a gente vive. Isso é um acalento, ver que as mulheres estão à frente, lutando para que isso seja disseminado“, avaliou.


Fundo da Mulher

No encontro, o governador Ratinho Júnior (PSD) sancionou a lei que cria o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM/PR), encaminhada à Assembleia Legislativa em 8 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

O objetivo do Fundo é dar suporte financeiro no planejamento, implantação e execução de planos, programas e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres. O governador também anunciou um pacote com dez ações focadas no combate à violência contra a mulher, com a criação de canais de atendimento ao público feminino e suporte a servidoras e trabalhadoras terceirizadas.

Encontro reuniu mais de 300 participantes, entre prefeitas, primeiras-damas e assistentes sociais, teve como objetivo apresentar políticas públicas de proteção, saúde e empreendedorismo feminino. Foto: AEN