Restrição de caminhões nas rodovias sentido Litoral já está valendo; nesta sexta fluxo foi tranquilo

Por Luiza Rampelotti Publicado 23/12/2022 às 20h20 Atualizado 18/02/2024 às 00h40

Já está valendo as restrições de trânsito para veículos de carga durante as festas de fim de ano entre os km 30 e 60 da BR-277, sentido Litoral e Capital. Nesta sexta (23), das 12h até meia noite, estão proibidos de circular todos os veículos de carga articulados, isto é, caminhões carretas, cegonhas, bitrens, no sentido Litoral.

Já no sábado (24), a proibição vale das 6h à meia noite, também sentido Litoral. No domingo (25), das 12h à meia noite, e na segunda (26), das 6h ao meio dia; desta vez, para os veículos sentido Capital.

Nos últimos dias do ano, as restrições também valem. No dia 30, das 12h à meia noite, e no dia 31, das 6h à meia noite, no sentido Litoral. Já no sentido Capital, a proibição acontece no dia 1º de janeiro, das 12h à meia noite, e no dia 2, das 6h ao meio dia.

Já na BR-376, nos kms 662 e 682, em Guaratuba, a interdição será total para esses veículos de carga, em todos os sentidos, começando nesta sexta, das 14h à meia noite; no sábado (24), das 6h às 18h; no domingo (25), das 14h à meia noite, e na segunda (26), das 6h ao meio dia.

No dia 30, a restrição vale das 14h à meia noite; 31, das 6h às 18h; dia 1º de janeiro, das 14h à meia noite, e no dia 2, das 6h ao meio dia.

Sem filas

Nesta sexta, as filas – comuns nos últimos dias nas rodovias sentido Litoral -, não incomodaram os motoristas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), pouco antes das 16h foi necessário fechar o km 32 da BR-277, para remoção de veículo acidentando anteriormente e que estava ocupando a faixa de rolamento. A previsão para liberação da via era de 20 minutos.

Perto das 18h, a PRF informou que não havia filas nem sentido ao Litoral e nem à Capital.

Tráfego na Estrada da Graciosa

A Estrada da Graciosa (PR-410) também está funcionando, porém, com operação pare-e-siga no km 7, onde estão em andamento obras de recuperação do aterro, danificado pelas chuvas e quedas de barreira.

Desde quarta-feira (21), a operação pare-e-siga ocorre das 7h da manhã até as 18h no km 7, com o tráfego liberado nos demais trechos. Nos demais horários, a rodovia será novamente bloqueada do km 6 ao km 16, como medida de segurança. Será liberada a passagem de carros, vans e veículos similares.

Entenda: Tráfego na Estrada da Graciosa – Das 7h às 18h: pistas liberadas, com pare-e-siga somente no km 7.

Bloqueio nos demais horários, entre o km 6 e km 16.

Quem pode passar: apenas carros, vans e veículos similares.

Importância dos turistas para a região

O JB Litoral conversou com o prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Júnior (PSD), que falou sobre a importância dos turistas para a cidade e para o Litoral. “Eu subi hoje para Curitiba, e não tem fila nenhuma nem para subir e nem para descer pela BR-277. O Litoral precisa de turistas, muitos comércios, que já sofreram com a pandemia, com as fortes chuvas, dependem dos turistas. Agora a estrada abriu e é bem importante que o turista desça, que não sigam alguns oportunistas de plantão que querem criticar, dizendo para os turistas não virem“, desabafa.

Brindarolli destaca que os comércios, restaurantes, pousadas e bancas da região estão abertos, inclusive, da Estrada da Graciosa. “Temos muito além do barreado e bala de banana, temos muita coisa para o turista conhecer, atrações como cachoeiras, rios, parques temáticos, Maria Fumaça, as ilhas, empresas que fabricam cerveja artesanal, chopp artesanal, cachaça, gin, e todos dependem dos turistas, então convido todos a virem nos visitar“, conclui.