Revitalização da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes deverá ser entregue dia 27
A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Navegantes, na Ilha dos Valadares, está passando por uma reforma geral, desde o seu interior, assim como toda a parte externa. Sua construção foi iniciada em 1998 e, até então, não havia sido concluída, mas apresentava condições razoáveis para abrigar os fieis, tendo recebido diversas melhorias ao longo deste tempo. Na administração do Padre Binu Joseph (pároco atual), o templo em seu interior está sendo modificado. A sacristia e a capela do Santíssimo foram retiradas, bem como o Presbitério, o altar-mór e o altar de Nossa Senhora. Com o novo visual, a igreja dedicada à padroeira do homem do mar, ficará entre as mais bonitas do litoral do Paraná, sendo o cartão-postal da Ilha dos Valadares.
De acordo com o projeto encomendado pelo Bispo Dom Edmar Peron, o novo Presbitério ficará em um semicírculo e o Santíssimo ao lado esquerdo do altar. A imagem da padroeira será colocada em uma coluna à esquerda da porta principal e a de São José, à direita; ao centro ficará a Fonte Batismal. Todo o piso foi refeito e ganhou novos desenhos, bem como nova iluminação que destacará os vitrais. Para completar o trabalho interno, construiu-se um mezanino e duas salas, sendo uma para atendimento do padre e outra como secretaria. A fachada da Matriz receberá uma cruz e novo visual, contemplando toda a parte frontal do templo.
Segundo as informações prestadas pelo pároco, as obras da reforma serão entregues no próximo dia 27, às 18 horas, com a consagração do altar e de todo o espaço sagrado durante a missa solene presidida por Dom Edmar. Com esta reforma, a Igreja estará pronta definitivamente, uma vez que a instalação dos vitrais já foi concluída, bem como ganhará bancos, nova iluminação e pintura.
Padre agradece a comunidade
Os trabalhos vêm sendo intensificados para que tudo fique dentro das exigências do culto divino. Por outro lado, a Igreja Matriz ganhou também um salão paroquial maior e com melhores condições para atender as necessidades dos frequentadores, proporcionando mais comodidade e poderá abrigar centenas de fieis. Segundo o Padre Binu, a nova estrutura contempla uma cozinha e sanitários modernos, além de segurança, exigida pelas autoridades. O Anexo, com dois pavimentos, contém salas para catequese, sacristia, auditório e salas para o padre e ministros da Sagrada Comunhão. Ele encontra-se em fase de conclusão e oferecerá melhores condições de trabalho a todos os que lá desenvolvem atividades paroquiais.
Padre Binu agradece a toda comunidade pelo apoio e colaboração que proporcionou a conclusão da Igreja e às diversas pastorais e movimentos que não mediram esforços para que as obras fossem realizadas, promovendo a venda de doces, salgados e rifas. Também aos muitos colaboradores de várias cidades, que doaram espontaneamente materiais e outras ajudas para que o templo fosse concluído dentro do prazo estabelecido.
A frequentada missa de Adoração, realizada todo o primeiro domingo do mês, reúne um grande número de fieis que vêm de várias cidades da Região Metropolitana de Curitiba e até de outros Estados.
“Esta celebração atrai muita gente pelo fato de ser uma missa onde as pessoas se encontram com Cristo de modo especial e pelo carisma do Padre Binu”, conta uma frequentadora assídua.