Revitalização da Praça dos Namorados garante amplo espaço de lazer na área central de Guaratuba


Por Luiza Rampelotti Publicado 17/09/2022 às 14h02 Atualizado 17/02/2024 às 17h27

Em agosto de 2021, a Prefeitura de Guaratuba deu início à revitalização da Praça dos Namorados, na região central da cidade. A obra tinha a intenção de maximizar o potencial turístico, a mobilidade urbana, a busca pela sustentabilidade, benefícios à saúde, bem estar da população e, ainda, melhorar a qualidade estética do Município.

Foram 1.707,23 metros quadrados de área revitalizada, contemplando o paisagismo, a iluminação e o mobiliário urbano, com conclusão em agosto deste ano. Quem ficou responsável pelo trabalho foi a Engfer Ferrovias, que recebeu cerca de R$ 297 mil para a obra, repassados por emenda do deputado federal Gustavo Fruet (PDT).

Para que o empreendimento ficasse completo, a Prefeitura decidiu conectar a Praça Alexandra Mafra à Praça dos Namorados, ampliando a vista da baía de Guaratuba e consolidando o espaço de lazer no centro da cidade. Para isso, adquiriu o imóvel onde funcionava a loja de eletromóveis Vitória pelo valor de R$ 2.5 milhões.

No local, foi construído um calçadão, mas, no futuro, a intenção é construir uma praça ou jardim. Agora, quem estiver na Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso ou na Praça Coronel Alexandre Mafra, a Praça Central, tem a vista direta da baía.

Segundo o poder municipal, toda a revitalização do espaço faz parte de políticas públicas de incentivo à renovação e adequação das áreas destinadas a lazer, através da melhoria da infraestrutura com a implantação de mobiliário urbano adequado, iluminação e acessibilidade. O investimento pretende consolidar a cidade como o destino preferido dos turistas no Litoral, especialmente na temporada de verão, fomentando o turismo e a economia local.

Agora, moradores e turistas conseguem contemplar o pôr do sol da baía de Guaratuba através da praça. Foto: Silvia Maciel/Prefeitura de Guaratuba

Nova estrutura


Esses investimentos atingem positivamente diversos setores como saúde, segurança, urbanismo, turismo, entre outros. Eles interferem no aumento da qualidade de vida da população, fomento ao turismo, potencialização da economia local e na valorização do patrimônio histórico”, disse a Prefeitura.

A Praça dos Namorados conta com nova estrutura, composta por assentos espalhados por toda sua extensão, ‘namoradeiras’, bicicletários, parquinho, palco para apresentações, além da preservação do paisagismo, com diversos pontos rodeados pela natureza. O trapiche municipal, localizado ao lado, também compõe o espaço de lazer, além da Praça Central.

De acordo com o poder executivo, a área é monitorada durante 24 horas pela Secretaria Municipal da Segurança Pública e Trânsito, que tem a missão de evitar, por exemplo, casos de vandalismo.

A Praça dos Namorados faz parte do conjunto de marcos que formam a Zona de Preservação Histórico-Cultural, juntamente com a Praça Coronel Alexandre Mafra, a Igreja Matriz, o Terminal Turístico Pesqueiro e a futura Base Náutica. Com o passar dos anos, a área está ganhando destaque e atraindo cada vez mais turistas e moradores que frequentam o local para apreciar o mais belo pôr do sol do litoral paranaense. Com a revitalização, todos podem aproveitar melhor o espaço de lazer, além de admirar o belíssimo pôr do sol da baía de Guaratuba”, concluiu.

Vale destacar que a obra estava incluída no Plano de Mobilidade Urbana da cidade, que tem o objetivo de buscar a sustentabilidade e a melhora na qualidade de vida dos cidadãos guaratubanos, turistas e veranistas. O plano estabelece as intervenções necessárias por meio de propostas e prioriza o transporte ativo em detrimento do motorizado, atuando na redução de congestionamentos e na segurança viária.

Plano de Mobilidade Urbana


Para isso, as ruas e calçadas do município já começaram a sofrer grandes alterações para deixar o ambiente mais bonito, mas, principalmente, para agradar a todos com um espaço novo e seguro. “As calçadas reformuladas da Avenida 29 de Abril tem continuidade no calçadão implantado nas travessas Bom Sucesso e Gratulino de Freitas, no centro. O calçadão também ocupou o local do edifício Vitório, conectando a 29 de Abril e a Praça Central à Praça dos Namorados, por meio de um caminho agradável para os pedestres e que promove as feiras e o comércio. É todo um conjunto que expande as áreas de convívio urbano, tornando o ambiente mais convidativo para todos os cidadãos e turistas”, comentou a professora Amanda Gallucci, responsável pelo Plano de Mobilidade Urbana da cidade.