Revitalização na Rua XV de Novembro, em Paranaguá, deve melhorar acessibilidade e segurança


Por Luiza Rampelotti Publicado 07/06/2023 às 16h41 Atualizado 18/02/2024 às 13h32

Paranaguá está passando por uma revitalização histórica em uma de suas ruas mais movimentadas. Há cerca de uma semana, um trecho de 80 metros da Rua XV de Novembro, especificamente em frente à loja Pernambucanas, está recebendo obras.   

Ao JB Litoral, o encarregado Elton Silveira, que trabalha na Celpa Construtora de Obras, que está realizando a revitalização, comenta sobre os serviços realizados. “Estamos fazendo a revitalização do calçamento e do passeio. A obra envolve a retirada dos paralelepípedos e posterior devolução, pois precisamos manter as mesmas pedras devido a se tratar de uma região tombada, então apenas as peças danificadas ou faltantes serão repostas”, explica.

Elton ainda informa que outros serviços, como drenagem da via e a inclusão de seis bocas de lobo no trecho, no qual havia apenas uma boca de lobo, também estão sendo realizados. Além disso, calçadas em ambos os lados da rua serão revitalizadas em petit pavê, mais conhecido como pedra portuguesa, seguindo o modelo atual.  

É uma iniciativa ambiciosa que visa melhorar a infraestrutura e a estética desta importante área comercial de Paranaguá”, diz.

Elton Silveira é o encarregado pela obra; ele trabalha na Celpa Construtora de Obras, empresa contratada pela Prefeitura. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

A Celpa Construtora de Obras foi contratada pela Prefeitura de Paranaguá em 2022, pelo valor de R$ 3.3 milhões, para executar serviços de manutenção em redes de drenagem, em atendimento à Secretaria Municipal de Obras Públicas. A empresa possui um contrato abrangente para revitalizar várias ruas da cidade, mas a ordem de execução é determinada pelo Poder Municipal.

A inclusão das bocas de lobo contribuirá para evitar alagamentos no local e as calçadas em petit pavê garantirão um aspecto visual atraente e mais segurança aos pedestres”, finaliza Elton.

A previsão é de que o serviço seja concluído em aproximadamente 15 dias. Desta forma, motoristas que precisam ir até o local devem ficar atentos ao bloqueio na via, especificamente no ponto em frente à Pernambucanas.

Lojistas aprovam

Para Muna Mohamad Ali El Tassi, proprietária da Loja Pavão, que está localizada há 40 anos no mesmo ponto da Rua XV de Novembro, essa revitalização é motivo de comemoração. Segundo ela, no ano passado, os lojistas se uniram e solicitaram à Prefeitura a melhoria na infraestrutura, especialmente devido aos danos causados por caminhões que transitavam pela calçada por conta do estreitamento da via.

Agora, com a obra em andamento, nós esperamos mais conforto e segurança tanto para pedestres quanto para motoristas, além de benefícios para os próprios comerciantes”, comenta a lojista.

Muna Mohamad Ali El Tassi, proprietária da Loja Pavão, que está localizada há 40 anos na Rua XV de Novembro. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Embora a rua esteja fechada para a realização do serviço, El Tassi reconhece a importância da ação para garantir o progresso da obra. Para ela, a intervenção será fundamental para melhorar o fluxo de pessoas e proporcionar uma caminhada mais segura aos clientes e moradores da região.

A inclusão das bocas de lobo também será uma solução para o problema de alagamentos que afetava a área. E eles estão indo bem rápido com a obra, então ela deve ser concluída em breve”, diz.

De acordo com empresários da região, esta é a primeira vez em, ao menos, 20 anos, que o trecho da via está sendo revitalizado, passando por melhorias significativas. A expectativa é de que essa iniciativa impulsione o comércio local, atraia mais visitantes e ofereça uma experiência agradável a todos que passarem pela região.