Rio Branco Beach Soccer retorna para Paranaguá e anuncia nova equipe; jovens atletas podem realizar testes  


Por Luiza Rampelotti Publicado 05/05/2023 às 12h09 Atualizado 18/02/2024 às 10h43

Criado em 2017, o Rio Branco Beach Soccer (RBBS) estava desde 2020 atuando pela cidade de Matinhos. No entanto, sua origem é Paranaguá e, agora, o clube retorna às raízes, representando a Cidade Mãe do Paraná nas competições.

Idealizado por um grupo de amigos, o time já participou de competições estaduais e nacionais. Além de conquistas inéditas na modalidade, o RBBS revelou os atletas Geraldo Pires e Donevan Mariano, que foram convocados pela Seleção Brasileira de Beach Soccer e campeões na Colômbia, em 2017.

O atual treinador, Jefferson Martins, também estava no grupo de idealizadores na época. Hoje, ele retorna a Paranaguá como coordenador técnico do Leão da Estradinha, junto com o presidente Geraldo Pires, o presidente do Conselho, Juliano Portella, e o diretor Cristiano Custódio.

O Rio Branco Beach Soccer volta a Paranaguá sob a coordenação dos seus idealizadores. Além da equipe principal, a ideia também é a criação da categoria de base, e apoio social para as crianças com síndrome de Down”, diz Jefferson.

A ‘casa’ do RBBS, por enquanto, será o Sesc Paranaguá, onde acontecerão os treinamentos. Nas redes sociais do clube, em breve será anunciada a agenda de treinos visando a preparação para os primeiros desafios da temporada.

Atualmente, são 20 jogadores no elenco do time, porém, Jefferson explica que há a possibilidade de novos atletas realizarem testes para participar da equipe. “Basta entrar em contato pelas redes sociais oficiais do Rio Branco Beach Soccer, estamos no Facebook e Instagram, ou pelos telefones (41) 9 8430 8519, (41) 9 9177 5087”, informa.

De acordo com ele, Paranaguá é um celeiro de talentos e com o beach soccer não é diferente. “Agradecemos ao presidente Alex Jacomel e aos diretores Diogo Borba e Rodrigo Almada, que promovem um trabalho diferenciado na Estradinha, resgatando a identidade do Rio Branco Sport Club”, destaca.  

Idealizado por um grupo de amigos, o time já participou de competições estaduais e nacionais. Além de conquistas inéditas na modalidade, o RBBS revelou grandes atletas. Foto: Arquivo pessoal

Treinador de bons resultados

Após treinar o RBBS, entre 2017 e 2018, Jefferson Martins continuou atuando como técnico em outras equipes. Ele foi o primeiro paranaense na história do esporte a disputar um pré-mundial FIFA, a CONCACAF 2019, no México.

Na ocasião, ele treinava a seleção da Costa Rica que, sob o comando do treinador, conquistou seu primeiro título na história. Agora, em Paranaguá, Jefferson tem grandes expectativas para o Rio Branco.

Hoje eu poderia ter encerrado a minha caminhada na modalidade, pois Deus abriu portas na minha carreira que nunca imaginei. Rodei o Brasil e o mundo tendo o privilégio de comandar gigantes do futebol mundial, como o Santos FC e a seleção da Costa Rica na CONCACAF. Mas tenho ainda um desejo pessoal de criar um Centro de Treinamento para crianças em Paranaguá, onde, em 2014, quando tudo começou, meu filho era uma inspiração para isso tudo e, apesar de ele não estar mais aqui, foi uma promessa que fiz e que vou trabalhar para cumprir. Então, através do Rio Branco Beach Soccer haverá mais uma porta de oportunidades para os nossos jovens talentos em Paranaguá. Como diz aquela frase: ‘Os sonhos de Deus são maiores que os nossos’”, conclui.