Rio Branco Sport Club estreia no Campeonato Paranaense Feminino de 2023 com grandes expectativas


Por Luiza Rampelotti Publicado 31/10/2023 às 17h13 Atualizado 19/02/2024 às 03h34

Na próxima quinta-feira (2), o Rio Branco Sport Club de Paranaguá entra em campo para sua estreia no Campeonato Paranaense Feminino de 2023. As “Leoas”, como são carinhosamente chamadas, enfrentarão o Coritiba em uma partida programada para começar às 16h, na cidade de Curitiba.

O Rio Branco tem se preparado intensamente nos últimos 90 dias, com um elenco de 32 atletas de diversas cidades do Brasil, além de três jogadoras estrangeiras. Dessas, 11 atletas estão alojadas no Estádio Nelson Medrado Dias, a Estradinha.

O Campeonato Paranaense será realizado em sede única, com todos os jogos acontecendo na capital paranaense. Além do Rio Branco e Coritiba, outras três equipes participarão da competição: Athletico (atual campeão), São Braz e Toledo. Os times se enfrentarão em turno único, e os quatro primeiros colocados avançarão para as semifinais.

Preparação intensa

O treinador das “Leoas”, Thiago Santana, compartilha suas expectativas para o torneio com o JB Litoral. Ele destaca o trabalho árduo das jogadoras durante a pré-temporada e enfatiza a importância do apoio da torcida para o sucesso da equipe.

A expectativa é das melhores. Estamos trabalhando forte há dois meses, então esperamos fazer um bom Campeonato Paranaense e trazer bons frutos de Curitiba”, conta.

Segundo ele, a preparação foi intensa tanto na parte de academia quanto tática e física. Além disso, o treinador afirma que a pré-temporada foi proveitosa, com diversos jogos amistosos e treinamentos.

A gente está bem-preparado porque sabemos que o desafio a frente é grande. O apoio da torcida é fundamental, pedimos para a torcida riobranquista, para o morador de Paranaguá, apoiar e incentivar as meninas, divulgar as publicações do clube. No momento em que estamos, todo apoio é necessário e bem-vindo”, finaliza.

Thiago tem 28 anos, é professor de Educação Física, e atua com futebol feminino há oito anos. Ele chegou ao Rio Branco há dois meses; anteriormente estava trabalhando fora do país, no Peru.

Expectativas altas

A atleta Cielo Castro, de 20 anos, natural do Paraguai, é volante do Rio Branco. Ao JB Litoral, ela conta sobre sua empolgação com a experiência no Brasil.

Comecei a jogar futebol de campo desde criança, mas profissionalmente foi no ano passado, quando estreei no Paraguai, no Clube Sportivo Ameliano, da Primeira Divisão de Futebol Feminino do Paraguai. Depois, vim para o Rio Branco. Por aqui, as expectativas são muito boas. Para mim é uma experiência maravilhosa e que vou aproveitar ao máximo, porque sei o que o futebol representa para o Brasil”, conta.

Cielo tem 20 anos, é natural do Paraguai e atua na posição volante. Foto: Arquivo pessoal

Ela destaca que o treinamento para o campeonato tem sido intenso. “Estou muito feliz de estar no Rio Branco e quero acrescentar para que a equipe possa crescer. Somos uma equipe muito jovem, mas também com pessoas com experiência e acho que isso é muito bom, é um equilíbrio ótimo para a equipe ter bons resultados”, diz.

Jogos do Rio Branco

Uma novidade importante para os fãs de futebol feminino é que o Campeonato Paranaense Feminino de 2023 será transmitido via streaming pela Federação Paranaense de Futebol (FPF PLAY). Até o momento, o aplicativo está disponível apenas para dispositivos Android.

Confira os jogos das “Leoas” no início da competição:

1ª RODADA – 02/11 às 16H

RIO BRANCO SC x Coritiba SAF

2ª RODADA – 04/11 às 14H

Sobi São Braz x RIO BRANCO SC

3ª RODADA – 06/11 às 17H30

RIO BRANCO SC x Athletico Paranaense

4ª RODADA – 08/11 – FOLGA

5ª RODADA – 10/11 às 19H30

Toledo EC x RIO BRANCO SC